Banco central da Coreia mantém inalteradas taxas de juros em 3,5%

O Banco da Coreia (BoK, na sigla em inglês) decidiu hoje manter as taxas de juros em 3,5%, pela quinta vez desde fevereiro.

Notícia

© Woohae Cho/Bloomberg via Getty Images

Lusa
24/08/2023 06:33 ‧ 24/08/2023 por Lusa

Economia

Coreia do Sul

A decisão de deixar as taxas inalteradas naquela que é a quarta maior economia da Ásia - o que era esperado pela maioria dos analistas - surge depois de o banco central ter implementado sete subidas das taxas entre abril de 2022 e janeiro deste ano.

Por outro lado, surge também numa altura em que a pressão inflacionista parece estar a abrandar graças à queda do preço do crude, em que a principal componente do produto interno bruto (PIB), as exportações, não estão a alavancar a economia, e em que se avolumam as dúvidas sobre o desempenho económico da China, principal parceiro comercial da Coreia do Sul.

Ainda assim, o BoK manteve as perspetivas de crescimento para 2023 em 1,4%, depois de ter baixado a previsão em duas décimas em maio, devido ao enfraquecimento das exportações sul-coreanas, afetadas desde o final de 2022 pelo endurecimento das políticas monetárias nas principais economias mundiais e pela queda da procura do produto mais importante do país, os semicondutores.

No entanto, o Banco da Coreia antecipou que os aumentos de preços podem regressar e prevê que a inflação possa voltar a situar-se acima dos 3% - acima do objetivo de 2% - até ao final do ano.

Leia Também: Bolsa de Tóquio abre a ganhar 0,48%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas