Dois consórcios portugueses concorrem à Linha Rubi do Metro do Porto

Dois consórcios liderados por empresas portuguesas apresentaram propostas para construir a Linha Rubi do Metro do Porto, o maior concurso público do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que inclui uma nova ponte sobre o Douro, foi hoje divulgado.

Notícia

© Wikimedia Commons

Lusa
11/08/2023 18:52 ‧ 11/08/2023 por Lusa

Economia

Metro do Porto

De acordo com uma nota publicada hoje no 'site' oficial da Metro do Porto, as propostas foram apresentadas pelo consórcio das empresas Alberto Couto Alves (ACA), FCC Construcción e Contratas y Ventas, e pelo consórcio que engloba a Casais, a Conduril, a Teixeira Duarte, a Alves Ribeiro e a Somafel.

Segundo a Metro do Porto, "o júri do concurso irá iniciar o trabalho de análise destas duas propostas, por forma a poder apresentar ao Conselho de Administração da Metro do Porto, SA o respetivo relatório de avaliação e uma proposta de adjudicação da obra".

"É intenção da empresa poder arrancar com os trabalhos ainda em 2023, de modo a que a nova Linha Rubi entre em funcionamento em 2026", refere ainda a transportadora presidida por Tiago Braga.

A Metro do Porto relembra que o projeto da Linha Rubi, que inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro, que se chamará Ponte D. Antónia Ferreira, 'A Ferreirinha', "é o maior concurso público aberto no âmbito do PRR".

"A construção da ligação Casa da Música -- Santo Ovídio e do atravessamento do rio pela segunda linha de Gaia representa um investimento global de 435 milhões de euros e será executada em pouco mais de três anos", aponta a transportadora.

Na segunda-feira, a Metro do Porto também já tinha lançado o concurso público para a fiscalização da empreitada, orçado em 18,5 milhões de euros.

Em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida e, no Porto, Campo Alegre e Casa da Música.

Em Santo Ovídio, a Linha Rubi (H) ligará à linha Amarela (D), e na Casa da Música haverá ligações às linhas do tronco comum (A, B, C, E, F) e à futura Linha Rosa (G).

Haverá ainda ligação ao comboio na estação das Devesas (Vila Nova de Gaia) e na futura estação de alta velocidade em Santo Ovídio, também em Gaia.

Leia Também: PRR: Prazo do concurso da Linha Rubi do Metro do Porto dilata até agosto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas