Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Pharol reduz prejuízo para 1,02 milhões de euros no 1.º semestre

A Pharol registou 1,02 milhões de euros de prejuízo no primeiro semestre, abaixo dos 1,2 milhões de euros totalizados em igual período de 2022, foi hoje comunicado ao mercado.

Pharol reduz prejuízo para 1,02 milhões de euros no 1.º semestre
Notícias ao Minuto

17:50 - 28/07/23 por Lusa

Economia Pharol

"O resultado líquido da Pharol no primeiro semestre de 2023 foi negativo em um milhão de euros", lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Entre janeiro e junho de 2022, a Pharol tinha registado um resultado líquido negativo de 1,2 milhões de euros.

Para o prejuízo apurado no primeiro semestre do ano contribuíram os custos operacionais e recorrentes (1,3 milhões de euros), a revalorização ao justo valor dos ativos financeiros de tesouraria (282.000 euros) e juros líquidos (53.000 euros).

Neste período, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) recorrente foi negativo em 1,33 milhões de euros, sendo que no período homólogo tinha sido negativo em 1,15 milhões de euros.

Em 30 de junho, o capital próprio da Pharol ascendeu a 68,2 milhões de euros, abaixo dos 69,7 milhões de euros registados em dezembro de 2022.

"Os desenvolvimentos mais recentes registados pela nossa participada Oi, sobretudo com o pedido formulado de novo processo de recuperação judicial e algum arrastar das negociações com credores, justificam plenamente a opção tomada de elevada prudência na gestão da carteira de ações da Pharol naquela empresa", referiu, em comunicado, o presidente da empresa, Luís Palha da Silva.

Conforme explicou, em conformidade, a Pharol reduziu a sua participação ao longo do semestre, tendo hoje 0,18% do capital da Oi.

No que concerne à recuperação do crédito RioForte, o presidente da Pharol notou que a prioridade tem sido tentar, "sempre que possível", acelerar os processos judiciais relevantes no Luxemburgo e em Portugal.

"Na gestão em tesouraria, foi revista a política de investimentos, com a intenção de, mantendo a elevada prudência nas decisões, obter remunerações superiores às do ano passado em linha com a evolução mais recente regista nos mercados de capitais", acrescentou.

Por outro lado, adiantou que a concentração de prioridades vai implicar "novas reduções de custos e a Pharol assumirá essas responsabilidades perante os seus acionistas".

Leia Também: AMP recebe mais de 365 milhões de euros de fundos europeus do Norte 2030

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório