"Para o Governo é fundamental ter um conjunto de medidas que procurem combater a inflação, o aumento de preços da energia, como fizemos, proteger as famílias mais vulneráveis e ter também medidas direcionadas à classe média", disse Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros.
A ministra da Presidência revelou ainda que "tem sido essa, desde o início, a nossa estratégia e quando olhamos para a inflação e generalidade dos indicadores económicos e sociais, podemos dizer que essa estratégia tem sido certa e adequada, porque quando os resultados aparecem significa que é a estratégia certa".
No fórum anual do BCE, que decorreu esta semana em Sintra, Christine Lagarde disse que é tempo de os Governos recuarem nos apoios.
"Governos, por favor, é altura de diminuir as medidas que tomaram para a Covid e para a energia e de seguir um caminho que irá levar a uma melhor sustentabilidade das vossas finanças públicas", pediu a presidente do BCE.
Já esta quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, disse que o BCE tem falhado na compreensão da natureza da inflação.
[Notícia atualizada às 15h39]
Leia Também: Fragata D. Fernando II e Glória distinguida com prémio