"Se é responsável pela contratação de talento para sua empresa, é importante estar ciente de como a indicação do salário nas ofertas de emprego pode influenciar a taxa de resposta dos candidatos. Entre setembro de 2022 e abril de 2023, as empresas que publicaram anúncios com salário no Teamlyzer obtiveram mais 147% de cliques nos seus anúncios do que as que não colocaram esta informação. Além disso, a tendência é de que mais empresas adotem essa prática, impulsionada também pela diretiva europeia sobre transparência salarial. É uma medida boa para quem contrata e para quem procura emprego.
A tendência mundial é de que cada vez mais empresas adotem a prática de incluir o salário nas ofertas de emprego. A nível global empresas como Amazon, Microsoft ou Google já o fazem como prática corrente. Em Portugal o número também está a aumentar.
A diretiva europeia sobre transparência salarial, que exige que as empresas com mais de 250 funcionários publiquem informações sobre a remuneração bem como sobre as oportunidades de desenvolvimento de carreira, é também um impulsionador para o crescimento desta prática. Adicionalmente, esta diretiva visa garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres, além de melhorar a transparência e a competitividade no mercado de trabalho.
Porque é que algumas empresas não querem colocar os salários?
Existem algumas razões para justificar a relutância em colocar os salários nos anúncios de emprego, as mais recorrentes são:
- Receio de perder vantagem na negociação: crença que, se revelarem o salário desde o início, podem perder a hipótese de negociar um valor mais baixo com o candidato durante o processo seletivo e assim chegar a um acordo mais vantajoso para a empresa.
- Competitividade: as empresas podem-se sentir relutantes em revelar salários porque temem que seus concorrentes possam usar essa informação para oferecer salários mais altos e, assim, atrair os candidatos que estes estão a tentar contratar.
- Estratégia de recrutamento: algumas empresas preferem discutir os detalhes de remuneração durante o processo seletivo e apenas com os candidatos que acreditam serem os melhores para a posição.
Continuar a ocultar esta informação faz parte de um mindset antiquado, pois num mundo com grande facilidade em obter informação, parece-me altamente improvável que seja possível manter os dados ocultos. Na realidade, basta aceder a um site de reviews ou fazer uma pergunta num fórum de especialidade para obter a informação sobre os salários. Mas, ainda que se acredite que é possível manter este “segredo” bem guardado, rapidamente a vantagem inicial se converte em maiores gastos, sejam eles provenientes de processos de recrutamento mais longos (triagem e entrevistas a pessoas que não têm interesse na oferta) e posteriormente dificuldade na retenção do talento. Além disso, a transparência salarial é uma ferramenta eficaz para construir a confiança e a lealdade dos funcionários, que se sentem valorizados e respeitados pela empresa.
Se está a pensar incluir o salário nas ofertas de emprego da sua empresa, é importante que o faça de maneira clara e transparente. A melhor prática é incluir o salário com um intervalo que a empresa está disposta a pagar pelo cargo, indicando o mínimo e o máximo, no entanto, é muito importante que este intervalo não seja demasiado alargado, pois corre-se o risco de ter um efeito contrário ao pretendido. Outra opção é incluir um salário base, com a possibilidade de bónus ou outros benefícios adicionais. Independentemente da escolha, é importante que a informação seja clara e precisa, para que os candidatos tenham uma noção adequada do que está a ser oferecido.
Colocar o salário nas ofertas de emprego é também um fator muito importante para atrair e reter talento. Ao publicar essa informação, os candidatos têm uma noção mais clara do que a empresa está a oferecer e podem tomar decisões mais informadas. Sem essa informação, muitos candidatos podem sentir-se desencorajados a candidatar-se, pois não sabem se o salário oferecido está de acordo com as suas expectativas. Além disso, quando os candidatos têm uma ideia clara do salário, pode-se evitar a perda de tempo em processos seletivos que não respondem às suas expectativas financeiras.
Lembre-se que, normalmente, a principal preocupação de alguém que procura um novo emprego é o salário, logo se este tiver disponível, todos ganham tempo."
Leia Também: Biden e Meloni conversaran ao telefone sobre acontecimentos na Rússia