Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

CES? Francisco Assis quer alterar configuração em revisão constitucional

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, defendeu hoje que a configuração da sua entidade está desatualizada e deve ser objeto de mudança no processo de revisão constitucional em curso na Assembleia da República.

CES? Francisco Assis quer alterar configuração em revisão constitucional
Notícias ao Minuto

17:25 - 30/05/23 por Lusa

Economia Conselho Económico e Social

Esta posição foi transmitida por Francisco Assis em estilo de recado ao líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, na parte final da intervenção que o presidente do CES proferiu numa sessão sobre combate à violência doméstica, que decorre na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em Lisboa.

"Estamos numa fase de revisão constitucional na Assembleia da República. Bem sei que [o PS] não quer fazer uma revisão constitucional muito profunda, mas a questão do CES não é profunda", começou por argumentar o antigo dirigente socialista.

A seguir, Francisco Assis frisou que, "manifestamente, está desatualizada a configuração que o CES tem em termos de constitucionais".

"O único parecer obrigatório do CES é sobre as grandes opções do plano, o que está datado. É preciso atribuir mais ao CES um papel nos mecanismos de participação democrática", sustentou.

De acordo com Francisco Assis, a própria lei do CES sofreu recentemente "alterações no bom sentido, designadamente ao serem introduzidas associações de defesa dos direitos das mulheres".

"Mas essas alterações foram casuísticas. Agora, é preciso fazer uma avaliação mais sistémica. Conto com a solidariedade do Grupo Parlamentar do PS nesse sentido", acrescentou.

Leia Também: Manifestação no PS? Assis acusa Chega de "vandalismo institucional"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório