Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Excedente recorde da Seg. Social? É "resultado de um esforço coletivo"

Ministra explica que se deve ao "maior número de trabalhadores declarados à Segurança Social e à valorização dos salários".

Excedente recorde da Seg. Social? É "resultado de um esforço coletivo"
Notícias ao Minuto

11:50 - 26/05/23 por Notícias ao Minuto

Economia Ministra

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, disse esta sexta-feira que o excedente recorde da Segurança Social é resultado de um "esforço coletivo", composto por dois fatores. 

"Significa o resultado de um esforço coletivo: maior número de trabalhadores declarados à Segurança Social e à valorização dos salários", disse Ana Mendes Godinho, em declarações aos jornalistas, no Porto. 

A Segurança Social registou o maior excedente orçamental em mais de uma década, atingindo 4.059 milhões de euros, em 2022, uma melhoria de 1.711 milhões face a 2021, avançou o Conselho de Finanças Públicas (CFP).

A ministra falava à margem do Fórum Social do Porto, que decorre no final da semana, será um "marco importante" para a União Europeia (UE) prosseguir as metas para emprego, formação e combate à pobreza.

"Estamos num momento importante no Fórum do Porto, com cerca de 300 participantes de 30 países, para fazer a avaliação do que foi o impacto da cimeira há dois anos", começou por dizer a ministra do Trabalho, acrescentando que nessa altura foi feito um "plano de ação" e que agora será feito um balanço. 

Organizado pelo Governo português, o Fórum Social do Porto visa reafirmar o papel dos direitos sociais na UE e dar continuidade aos compromissos assumidos na Cimeira Social realizada em 2021, na qual foram adotados objetivos como alcançar uma meta de pelo menos 78% de emprego na UE em pessoas entre os 20 e os 64 anos, garantir formação anual a pelo menos 60% dos adultos e ainda reduzir em pelo menos 15 milhões, cinco milhões dos quais crianças, o número de pessoas em risco de pobreza ou de exclusão social.

Leia Também: Diploma sobre extinção do SEF é positivo, mas precisa de ser melhorado

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório