Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 22º

BNU em Macau com lucro de 13,8 ME no primeiro trimestre

O Banco Nacional Ultramarino (BNU) em Macau anunciou hoje lucros de 122,4 milhões de patacas (13,8 milhões de euros) no primeiro trimestre.

BNU em Macau com lucro de 13,8 ME no primeiro trimestre
Notícias ao Minuto

08:41 - 10/05/23 por Lusa

Economia Macau

O resultado é superior em 82,5 milhões de patacas (9,3 milhões de euros) ao lucro apresentado no primeiro trimestre de 2022.

"O desempenho do BNU no primeiro trimestre foi impulsionado pelo aumento da receita líquida de juros de 68,9 milhões de patacas [7,8 milhões de euros] ou 40,6% em comparação com o primeiro trimestre de 2022, devido ao aumento das taxas de juro", indicou o banco em comunicado.

"No entanto, a receita líquida de taxas e comissões para o trimestre diminuiu em 5,5 milhões de patacas [620 mil euros] ou 19,5% em comparação com o primeiro trimestre de 2022 e permaneceu estática em relação ao trimestre anterior, refletindo o tempo para recuperação da economia global", pode ler-se na mesma nota.

A instituição bancária salientou que nos primeiros três meses do ano há a registar uma imparidade em crédito e investimentos financeiros de 18,4 milhões de patacas (dois milhões de euros), uma redução em relação aos 34 milhões de patacas (3,8 milhões de euros) contabilizados no primeiro trimestre do ano anterior.

O BNU acrescentou que "mantém uma sólida taxa de solvência de 23,7% (...), muito acima do requisito regulatório mínimo de 8%, e mantém altos níveis de liquidez" e que "os resultados do BNU no primeiro trimestre de 2023 (...) demonstram a sua força e resiliência num ambiente económico de alta volatilidade".

O BNU tem sede em Macau e pertence ao Grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD), sendo, juntamente com o Banco da China, banco emissor de moeda na região administrativa especial da China.

Leia Também: Operadora Wynn Macau regista prejuízo de 45,3 milhões no 1.º trimestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório