Índice de preços no Líbano supera 263% em março
O índice de preços do consumidor (IPC) do Líbano subiu para 263,84% em março, em termos homólogos, 189,67 pontos acima de fevereiro, devido à subida de 620% dos preços da Internet e dos cartões de carregamento telefónico.

© Getty Images

Economia Líbano
Segundo dados divulgados hoje pela Administração Central de Estatísticas, o indicador registou um aumento de 33,27% face a fevereiro e subidas homólogas de 450% nos preços das bebidas alcoólicas e do tabaco e de 385% e 373% nos custos da restauração e alimentos e da saúde, respetivamente.
De acordo com os dados do organismo estatal, a menor subida ocorreu no preço da água, eletricidade, gás e outros combustíveis, com um incremento homólogo de 130%.
Os preços no setor de comunicações, incluindo cartões de carregamento de telefones e tarifas de Internet, quase duplicaram e são a principal causa do grande aumento dos preços.
Adicionalmente, os trabalhadores do setor da Internet da principal empresa provedora no Líbano, a Ogero, estão em greve exigindo alterações salariais, que teriam efeitos consideráveis nos únicos operadores telefónicos - Alfa e Touch -- colocando o país em risco de interrupção do serviço.
Desde o final de 2019, o Líbano mergulhou numa grave crise económica, a pior da sua história, que deixou cerca de 80% da população abaixo da linha da pobreza, tendo a moeda local perdido mais de 90% do seu valor.
Leia Também: EUA querem "justiça" 40 anos após o ataque à sua embaixada em Beirute
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários