Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

EUA querem "justiça" 40 anos após o ataque à sua embaixada em Beirute

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, destacou hoje que os EUA aprofundaram a cooperação com a Líbano desde o ataque à sua embaixada, em 1983, garantindo que continuam na perseguição por justiça e na luta contra o terrorismo.

EUA querem "justiça" 40 anos após o ataque à sua embaixada em Beirute
Notícias ao Minuto

23:43 - 18/04/23 por Lusa

Mundo Beirute

"Apesar dos esforços do Hezbollah de utilizar o terror para abrir uma brecha entre os Estados Unidos e o povo libanês, a nossa estreita cooperação só se aprofundou nos 40 anos desde esse ataque condenável", destacou Antony Blinken, em comunicado.

O ataque à representação diplomática dos Estados Unidos em Beirute resultou na morte de 63 pessoas em 1983.

O chefe da diplomacia dos EUA recordou as "vítimas do hediondo ataque terrorista", garantindo que o seu país mantém a "determinação de procurar justiça para as vítimas e permanece vigilante na luta global contra o terrorismo".

"Continuamos a trabalhar ativamente em Beirute com o povo libanês em apoio a um Líbano mais forte, seguro e próspero", acrescentou.

Também hoje, por ocasião do 40.º aniversário do ataque à embaixada dos Estados Unidos em Beirute, o Departamento de Estado norte-americano anunciou uma recompensa de sete milhões de dólares em troca de informações sobre o paradeiro de um dos principais líderes da ala militar do grupo xiita libanês Hezbollah.

Os Estados Unidos oferecem a quantia em troca de informações que levem à "identificação, localização, prisão e/ou condenação" de Ibrahim Aqil, também conhecido como Tahsin, membro do mais alto órgão militar do Hezbollah, o Conselho da Jihad.

A diplomacia norte-americana lembrou que Aqil foi um dos integrantes da célula terrorista que reivindicou a autoria do ataque à representação diplomática dos Estados Unidos em Beirute, que levou à morte de 63 pessoas em 1983, e do ataque, meses depois, contra o quartel dos fuzileiros navais norte-americanos onde morreram 241 soldados.

Leia Também: EUA sanciona 52 pessoas e organizações por ligação a rede do Hezbollah

Recomendados para si

;
Campo obrigatório