Meteorologia

  • 29 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 29º

Panados, conservas de peixe e leites infantis também têm IVA zero?

Esclareça aqui as suas dúvidas.

Panados, conservas de peixe e leites infantis também têm IVA zero?
Notícias ao Minuto

07:50 - 24/04/23 por Notícias ao Minuto

Economia IVA Zero

A medida que isenta de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) um conjunto de bens alimentares essenciais está em vigor há cerca de uma semana e, para esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir, a Autoridade Tributária (AT) esclarece algumas questões sobre o tema no Portal das Finanças. Afinal, panados, conservas de peixe e molho de tomate também têm IVA zero?

Começamos pelos panados e a resposta é a seguinte: "Não, os preparados e carne, congelados ou não, estão sujeitos à taxa normal (23%)", o que significa que não estão isentos de IVA. 

Relativamente às conservas de peixe, "apenas o atum em conserva está abrangido pela isenção".

Vale sublinhar, ainda assim, que as conservas de atum em molho de tomate, escabeche, algarvia, picante e caldeirada não estão incluídas, já que a "isenção apenas abrange atum em conserva (em água, em azeite ou em óleo)".

Já as fórmulas infantis (em pó e em bebida) ficam de fora da isenção: "Os leites infantis não se enquadram em qualquer dos tipos de leite de vaca elencados na Lei n.º 17/2023, de 14 de abril, pelo que não beneficiam de isenção". 

O IVA zero, recorde-se, consiste numa lei que "prevê a aplicação transitória de uma isenção de IVA com direito à dedução (taxa zero) aos produtos alimentares do cabaz alimentar essencial saudável, como medida excecional e temporária de resposta ao aumento extraordinário dos preços dos bens alimentares", refere o texto do diploma.

Leia Também: Combustíveis ficam mais baratos hoje. Veja onde custa menos (perto de si)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório