Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 16º

Sindicatos dizem que lucros da CP mostram que há condições para aumentos

A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans) disse que os lucros hoje anunciados pela CP, pela primeira vez na sua história, mostram que "há todas as condições" para negociar "a valorização dos salários", segundo um comunicado.

Sindicatos dizem que lucros da CP mostram que há condições para aumentos
Notícias ao Minuto

20:53 - 19/04/23 por Lusa

Economia Fectrans

De acordo com a entidade, "este resultado decorre do cumprimento do Contrato de Serviço Público, que pagou à CP a prestação do serviço público, o que ao longo de muitos anos não aconteceu e, em muitos casos, acabaram por ser as empresas públicas a assumir os financiamentos que competiam ao Estado, o que contribuiu para a dívida histórica existente".

Segundo a Fectrans, os resultados atingidos pela CP, que obteve lucros de oito milhões de euros no ano passado, demonstram que a empresa "tem futuro desde que haja vontade política para que a mesma assuma o seu importante papel num sistema nacional de transportes".

Para a federação, "há todas as condições para se negociarem a valorização dos salários e das profissões, de modo a fixar os trabalhadores à empresa e se criarem melhores condições para recrutar novos trabalhadores e se fazer a transmissão de conhecimentos entre gerações".

A Fectrans disse ainda que estes resultados foram atingidos "na sequência do recorde de transportes de passageiros, o que demonstra a importância que este modo de transporte tem na mobilidade das populações".

Quanto às medidas de internalização de serviços, apontadas pela CP como tendo contribuído para este resultado, a Fectrans acredita que devem ser "um incentivo para continuar a internalização de áreas que a CP ainda mantém externalizadas, como é o caso da Fernave que deve seguir o mesmo caminho" da EMEF, defendeu, apontando ainda que "é necessário um processo de reunificação de todo o sistema ferroviário nacional, dotando-o dos meios necessários nas diversas valências".

"Realçamos que estes resultados foram obtidos num ano em que, mais uma vez, se verificou uma desvalorização dos salários, em que continuam a existir trabalhadores a menos que os necessários para assegurarem o serviço público, com uma frota envelhecida sem se vislumbrar quando começa a ser substituída", lamentou a entidade.

A CP - Comboios de Portugal registou lucros de oito milhões de euros no ano passado, atingindo assim resultados positivos "pela primeira vez na sua história", indicou a transportadora ferroviária, em comunicado.

Assim, a CP informou que "em 2022 alcançou um marco histórico ao obter, pela primeira vez, um resultado líquido positivo de oito milhões de euros".

De acordo com a CP, "o inédito resultado líquido positivo de oito milhões de euros, simboliza um avanço de 22 milhões de euros em comparação com 2021" e regista-se "num contexto de aumento expressivo dos custos com energia para a tração dos comboios", referiu, acrescentando que "estes gastos aumentaram mais de 28,5 milhões de euros em apenas um ano".

A transportadora atingiu mais de 148 milhões de passageiros transportados no ano passado, "sendo este o maior número de passageiros dos últimos 20 anos", destacou, indicando que se observou "um aumento de 2,2% no número de passageiros transportados" em comparação com 2019, no período pré-pandemia.

Leia Também: "Marco histórico". CP com resultado líquido positivo pela 1.ª vez

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório