Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

"Marco histórico". CP com resultado líquido positivo pela 1.ª vez

Empresa registou um resultado líquido positivo de oito milhões de euros em 2022, ano em que transportou o "maior número de passageiros dos últimos 20 anos".

"Marco histórico". CP com resultado líquido positivo pela 1.ª vez
Notícias ao Minuto

13:34 - 19/04/23 por Notícias ao Minuto

Economia CP

A CP - Comboios de Portugal anunciou, esta quarta-feira, que alcançou um "marco histórico" em 2022 ao registar um resultado líquido positivo pela 1.ª vez na história. 

"A CP – Comboios de Portugal informa que, em 2022, alcançou um marco histórico ao obter, pela primeira vez, um resultado líquido positivo de oito milhões de euros", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

A empresa registou mais de 148 milhões de passageiros transportados no mesmo ano, "sendo este o maior número de passageiros dos últimos 20 anos".

"O inédito resultado líquido positivo de 8 milhões de euros, simboliza um avanço de 22 milhões de euros em comparação com 2021 e registam-se num contexto de aumento expressivo dos custos com energia para a tração dos comboios. Estes gastos aumentaram mais de 28,5 milhões de euros em apenas um ano", pode ler-se na mesma nota. 

A empresa explica que a "melhoria da pontualidade e a diminuição do número de supressões são fruto da estratégia de recuperação de material circulante, uma abordagem que proporciona benefícios significativos: como a reutilização de material previamente abandonado, que se encontra em excelente estado, otimizando recursos e aumentando a eficiência da CP".

"A importância da recuperação de material circulante não pode ser subestimada, pois permitiu ainda à CP devolver algumas das automotoras da série 592 a Espanha. Esta foi uma ação estratégica que resultou numa poupança de vários milhões de euros, demonstrando o compromisso da empresa em otimizar recursos e melhorar a eficiência financeira", pode ainda ler-se.

Para os resultados de 2022, "contribuiu também a fusão da EMEF na CP, que criou sinergias e proporcionou benefícios significativos, melhorando a integração e otimização dos serviços prestados".

"Os resultados positivos alcançados são fruto de políticas de gestão prudentes e focadas na sustentabilidade e do papel crucial dos trabalhadores da empresa, fundamentais na conquista deste resultado histórico. Por isso, quero expressar a minha gratidão aos nossos trabalhadores pelo empenho, dedicação e profissionalismo", diz o presidente da CP, Pedro Moreira, citado na mesma nota. 

[Notícia atualizada às 13h41]

Leia Também: Suprimidos 54 comboios até às 08h00 devido à greve na CP

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório