"Marco histórico". CP com resultado líquido positivo pela 1.ª vez

Empresa registou um resultado líquido positivo de oito milhões de euros em 2022, ano em que transportou o "maior número de passageiros dos últimos 20 anos".

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
19/04/2023 13:34 ‧ 19/04/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

CP

A CP - Comboios de Portugal anunciou, esta quarta-feira, que alcançou um "marco histórico" em 2022 ao registar um resultado líquido positivo pela 1.ª vez na história. 

"A CP – Comboios de Portugal informa que, em 2022, alcançou um marco histórico ao obter, pela primeira vez, um resultado líquido positivo de oito milhões de euros", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

A empresa registou mais de 148 milhões de passageiros transportados no mesmo ano, "sendo este o maior número de passageiros dos últimos 20 anos".

"O inédito resultado líquido positivo de 8 milhões de euros, simboliza um avanço de 22 milhões de euros em comparação com 2021 e registam-se num contexto de aumento expressivo dos custos com energia para a tração dos comboios. Estes gastos aumentaram mais de 28,5 milhões de euros em apenas um ano", pode ler-se na mesma nota. 

A empresa explica que a "melhoria da pontualidade e a diminuição do número de supressões são fruto da estratégia de recuperação de material circulante, uma abordagem que proporciona benefícios significativos: como a reutilização de material previamente abandonado, que se encontra em excelente estado, otimizando recursos e aumentando a eficiência da CP".

"A importância da recuperação de material circulante não pode ser subestimada, pois permitiu ainda à CP devolver algumas das automotoras da série 592 a Espanha. Esta foi uma ação estratégica que resultou numa poupança de vários milhões de euros, demonstrando o compromisso da empresa em otimizar recursos e melhorar a eficiência financeira", pode ainda ler-se.

Para os resultados de 2022, "contribuiu também a fusão da EMEF na CP, que criou sinergias e proporcionou benefícios significativos, melhorando a integração e otimização dos serviços prestados".

"Os resultados positivos alcançados são fruto de políticas de gestão prudentes e focadas na sustentabilidade e do papel crucial dos trabalhadores da empresa, fundamentais na conquista deste resultado histórico. Por isso, quero expressar a minha gratidão aos nossos trabalhadores pelo empenho, dedicação e profissionalismo", diz o presidente da CP, Pedro Moreira, citado na mesma nota. 

[Notícia atualizada às 13h41]

Leia Também: Suprimidos 54 comboios até às 08h00 devido à greve na CP

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas