Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Programa de mentorado para empreendedoras ucranianas atribui prémios

Após três meses em estado de choque com a invasão da Ucrânia e a fuga para Portugal, Oksana knyshuk, decidiu reagir e ajudar outras mulheres na mesma situação. Ligada ao desporto, criou um estúdio de fitness, através do qual quer melhorar a comunicação entre as refugiadas.

Programa de mentorado para empreendedoras ucranianas atribui prémios
Notícias ao Minuto

09:47 - 19/04/23 por Lusa

Economia Ucrânia

O projeto está já a funcionar parcialmente, em Almada, onde vive, mas para expandir o negócio, adquirir equipamento e contratar mais duas professoras, também ucranianas, precisa de financiamento: 8.000 euros foi o orçamento inicial que estabeleceu para apetrechar o espaço e mantê-lo em funcionamento.

"Há falta de comunicação entre as mulheres ucranianas refugiadas aqui. Vejo isso no Telegram. Quero ajudar outras mulheres ucranianas, mas o objetivo depois é abrir também para portuguesas", revelou à agência Lusa, pouco depois de apresentar o projeto em português, numa sessão realizada no Centro Jean Monnet, em Lisboa, em que a língua de trabalho foi quase sempre a inglesa, apesar de as candidatas terem a possibilidade de se expressarem em ucraniano.

Ao ter conhecimento do projeto de mentorado "Amarelo Azul -- Business Camp", da associação Ukrainian Hub, apoiado pela Comissão Europeia e uma instituição bancária, Oksana, 40 anos, decidiu submeter o plano em que se empenhou.

Ultrapassado o nervosismo inicial, perante uma plateia constituída por mais de uma dezena de candidatas e um júri, recusou a tradução e falou em português dos planos para continuar a integrar-se no país.

Começou por contar que, tal como muitas outras mulheres, saiu da Ucrânia, após a invasão, deixando para trás "a esperança, a família, o marido". Não tem para onde voltar. A cidade de onde saiu, na região de Kherson, está ocupada pelas tropas russas e o marido "agora é militar".

A sogra e a madrinha já residiam em Portugal (em Almada e em Cascais) e tem consigo a filha, com 12 anos.

O projeto "Amarelo Azul", as cores da bandeira da Ucrânia, foi lançado há três meses e selecionou 15 projetos com potencial para serem lançados. O objetivo é crescer e ter dois a três programas por ano, com capacidade para ajudar 120 pessoas/ano a lançarem os seus negócios, contribuindo simultaneamente para a economia local, disse à Lusa Iryna Shkira, da Ukrainian Hub, que se apresenta como uma associação sem fins lucrativos, criada para apoiar empreendedores ucranianos e que está atualmente sediada em Portugal, devido à guerra na Ucrânia.

A professora de fitness espera ter lucro em seis meses. Outras candidatas propõem-se explorar negócios para crianças, escolas de línguas e há também quem use a categoria de cinturão negro nas artes marciais para investir num espaço destinado à prática, em Coimbra.

O projeto destina-se a mulheres ucranianas, que constituem a grande maioria dos refugiados, juntamente com as crianças, uma vez que os homens foram mobilizados para a guerra.

Além do marido, Oksana deixou a mãe e a irmã na Ucrânia, que visitou na altura do natal, noutra cidade. "Quero muito ajudar mulheres ucranianas aqui em Portugal", assegurou, enquanto aguardava pelo resultado da apresentação, que surpreendeu o júri pelo modesto orçamento requerido.

Conseguiu o terceiro lugar com o "pequeno estúdio de fitness", como fez questão de sublinhar. O prémio confere-lhe 3.000 euros para prosseguir o objetivo.

O primeiro prémio, no valor de 5.000 euros, foi a atribuído Angélica Shyshkovska, que desenvolveu um projeto para um estúdio de design destinado ao mercado imobiliário e o segundo, também de 3.000 euros, a Asia Tyshchenko, por um clube de Taekwondo para mulheres, com o mote "This Girl Can" (esta rapariga consegue).

O programa que hoje culminou a primeira edição com a apresentação dos projetos, teve 100 candidaturas, mas só foi possível incluir 40, de acordo com a organização.

"Há pessoas que querem voltar [para a Ucrânia], mas não têm para onde voltar", sublinhou Irina Skhira, da Ukrainian Hub, que apoia mulheres ucranianas deslocadas pela guerra a lançarem negócios, através de um programa gratuito de formação em empreendedorismo e parcerias com outras instituições.

Leia Também: AO MINUTO: Drones atacam Odessa; Seul disposta a 'armar' Kyiv

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório