Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Transportes urbanos? Procura "já supera em 2%" período pré-pandemia

Governo destaca que a "procura nos transportes coletivos urbanos continua a recuperar".

Transportes urbanos? Procura "já supera em 2%" período pré-pandemia
Notícias ao Minuto

08:23 - 11/04/23 por Notícias ao Minuto

Economia Transportes

A procura pelos transportes coletivos urbanos já supera em 2% o período pré-pandemia, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Ministério do Ambiente. 

"A procura nos transportes coletivos urbanos continua a recuperar e já supera em 2% o período anterior à pandemia (...) os dados sobre a procura nos transportes coletivos urbanos confirmam a tendência de recuperação do número de passageiros registada ao longo do último ano", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

A tutela adianta que, face ao período homólogo de 2022, a procura no Metropolitano de Lisboa, no Metro do Porto e na Transtejo/Soflusa aumentou 43%. "Estes dados são provisórios e podem ainda ser revistos", alerta. 

"Apesar do acréscimo do número de passageiros, a procura no Metropolitano de Lisboa e na Transtejo/Soflusa ainda está, respetivamente, 3% e 2% abaixo da verificada em 2019, quando a operação das empresas ainda não tinha sido afetada pela pandemia de Covid-19. No caso da Metro do Porto, o número de passageiros verificado no primeiro trimestre de 2023 superou em 16% a procura registada em 2019, sendo que nesta altura ainda não tinha sido aplicado o programa PART [Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos]", pode ler-se na mesma nota. 

O Governo explica que, no quadriénio 2019-2022, "através do PART, do Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público (PROTransP) e de dotações extra para manter a oferta durante o período de pandemia, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática mobilizou mais de 905 milhões de euros para os transportes públicos".

Leia Também: Complemento Garantia para a Infância já está a cair na conta: O que saber

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório