Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Candidaturas ao programa de apoio Empreende XXI arrancam hoje

As candidaturas ao programa Empreende XXI, desenvolvido pelo IEFP em parceria com a Startup Portugal, arrancam hoje, o qual visa apoiar a criação e desenvolvimento de novos projetos empresariais, num montante até 85% do total elegível.

Candidaturas ao programa de apoio Empreende XXI arrancam hoje
Notícias ao Minuto

12:01 - 03/04/23 por Lusa

Economia Empreende XXI

O programa Empreende XXI, desenvolvido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) em parceria com a Startup Portugal, tem como objetivo apoiar a criação e desenvolvimento de novos projetos empresariais, num montante até 85% do total elegível, 40% via subsídio não reembolsável e 45% via empréstimo sem juros.

"Os restantes 15% deverão ser assegurados por capitais próprios" e o apoio do IEFP "não pode exceder os 200 mil euros", de acordo com nota enviada pela Startup Portugal.

Qualquer pessoa inscrita no IEFP que tenha uma ideia de negócio viável do ponto de vista económico e financeiro pode candidatar-se.

"Para se candidatarem, os promotores não necessitam de estar a receber subsídio de desemprego", refere, adiantando que "são elegíveis os projetos de criação de empresas ou do próprio emprego", nomeadamente a constituição de entidades privadas com fins lucrativos, de cooperativas, e desenvolvimento de atividade como trabalhador independente, com rendimentos empresariais ou profissionais.

Foi criada uma rede de Entidades de Acompanhamento - incubadoras - para apoiar os promotores no desenvolvimento do projeto de negócio e no processo de candidatura.

"As incubadoras credenciadas como entidades de acompanhamento para este programa, espalhadas por todo o país, serão fundamentais para o apoio aos empreendedores desde o processo de candidatura até à sua execução, no seu acompanhamento e mentoria, assim como no desenvolvimento de formações e ações de capacitação no âmbito da medida", refere a Startup Portugal.

Trata-se de um "programa inovador e abrangente, provavelmente dos mais ambiciosos dos últimos anos, que visa estimular a criatividade dos empreendedores, permitindo-lhes aceder tanto a recursos financeiros muito favoráveis como a apoio técnico especializado, o que, certamente, contribuirá para maior garantia de sucesso das respetivas iniciativas", afirma Paulo Langrouva, vogal do IEFP, citado no comunicado.

"Acresce o facto, de existir um conjunto de majorações em que se premeia a qualidade da inovação dos projetos, bem como, a sua localização, em particular nos territórios do Interior, que importa dinamizar e valorizar", adianta o responsável.

Já o diretor executivo da Startup Portugal, António Dias Martins, aponta que o programa tem uma "capacidade financeira inédita para este duplo objetivo de dinamizar o ecossistema empreendedor e, ao mesmo tempo, incentivar a criação de emprego em Portugal".

Destaca a "participação das incubadoras como entidades de acompanhamento do programa 'no terreno'", já que para António Dias Martins "valoriza e tira partido dos seus vastos conhecimentos, implantação e capacidade de acrescentar valor ao ecossistema empreendedor nacional".

As candidaturas estão abertas a partir de hoje no 'site' do programa https://empreendexxi.pt/.

Leia Também: Empreende XXI. Governo alarga medida que apoia jovens e desempregados

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório