Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Resumo. Um a um, os apoios para a Habitação que Costa trouxe no 'caderno'

Veja aqui as propostas do Governo para a Habitação, que receberam 'luz verde' do Conselho de Ministros na quinta-feira.

Resumo. Um a um, os apoios para a Habitação que Costa trouxe no 'caderno'
Notícias ao Minuto

07:44 - 31/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia Habitação

O Governo aprovou, na quinta-feira, em Conselho de Ministros mais um conjunto de medidas no âmbito do pacote Mais Habitação, que esteve em consulta pública. Destacam-se medidas para o arrendamento e várias políticas fiscais

O primeiro-ministro, António Costa, referiu, em conferência de imprensa, na quinta-feira, que foram recebidos mais de 2.700 contributos na consulta pública.

A partir destes, foram introduzidas "várias alterações", destacando os que dizem respeito aos "vistos 'gold' (que terminam), ao Alojamento Local e ao arrendamento forçados de prédios devolutos".

Estimular o arrendamento

De acordo com o Executivo, foram aprovados diplomas que atuam em seis linhas de intervenção: 

  1. A primeira linha de intervenção é estimular novos projetos privadas de arrendamento acessível, o que será feito através da cedência de terrenos ou edifícios devolutos do Estado, complementado com uma linha de financiamento bonificado, com previsibilidade das rendas, assentes no programa de rendas acessíveis, e com incentivos fiscais.
  2. A segunda é o reforço do papel do setor cooperativo, através da cedência de terrenos e edifícios devolutos do Estado, com financiamento bonificado, tendo o Estado como parte destes projetos.
  3. A terceira é dar confiança ao mercado de arrendamento, através da redução da tributação fiscal do arrendamento e de uma justiça mais célere na regulação do mercado, nomeadamente no Balcão Nacional de Arrendamento, com o Estado a intervir na garantia das rendas e nas situações sociais dos inquilinos, permitindo aos senhorios voltar a colocar as casas no mercado.
  4. A quarta é dar respostas às famílias – duas das quais já foram aprovadas, o crédito à renda e o crédito à habitação –, através do Porta 65 Jovem, garantindo que funcione de forma contínua em vez de em três períodos de candidatura, do Novo Porta 65 Mais, que responde às situações de quebras de rendimentos e para famílias monoparentais, para proteger os inquilinos com contratos anteriores a 1990, salvaguardando a compensação dos senhorios através de benefícios fiscais, e o programa Arrendar para Subarrendar, envolvendo as autarquias, garantindo rendas que não podem ultrapassar 35% do rendimento das famílias.
  5. A quinta é o combate à especulação, através da redução dos benefícios fiscais associados a revenda de imóveis para os por no mercado, e da renda justa, uma medida de curto prazo para limitar o aumento das rendas de novos contratos, salvaguardando os contatos que estão até ao limite do programa de apoio ao arrendamento.
  6. A sexta é a mobilização do património público e privado disponível, com uma linha de financiamento para os municípios garantirem as obras de conservação, e incentivar a mobilização de terrenos para usos habitacionais.

Leia Também: Habitação? "Não podemos limitar-nos ao público, precisamos de privados"

Políticas fiscais

No âmbito das políticas fiscais, o Governo apresentou políticas ficais que atuam em quatro dimensões e visam "melhorar o mercado de arrendamento e de habitação". 

  1. A primeira dimensão é o desagravamento muito significativo para todos os que coloquem casas no arrendamento habitacional diminuindo a taxa geral de 28% para 25%, taxa que descerá significativamente à medida que aumenta a duração do contrato de arrendamento. Num contrato a cinco anos desce de 16% para 25%, num de cinco a 10 anos desce de 23% para 15%, de 10 a 20 anos de 14% para 10% e para mais de 20 anos desce de 10% para 5%.
  2. A segunda é que os que destinam ou constroem imóveis para arrendamento acessível, em que havia isenção fiscal, são agora também isentados de IMI. Os que celebrem contratos de desenvolvimento habitacional com o Estado não pagarão IMT nem imposto de selo nem o IVA das empreitadas.
  3. A terceira é o estímulo direto ao arrendamento, pelo que os titulares de alojamento local que decidam convertê-lo em arrendamento estável até final de 2024, não pagarão pelos seus rendimentos prediais no IRS até 2023. Os senhorios que ainda têm rendas antigas não pagarão pelos seus rendimentos prediais no IRS e no IMI.
  4. A quarta é a isenção de IRS para mais-valias de vendas ao Estado e entre particulares em que o valor da venda seja reinvestido em imóveis destinados a habitação acessível e a isenção de mais-valias pela venda de património imobiliário para amortização de créditos de habitação certa e permanente sua ou de seus descendentes.

Leia Também: Leia aqui o documento do Governo sobre o programa Mais Habitação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório