Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Autarca de Sever do Vouga defende 0% de IVA também para o mirtilo

O presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Pedro Amadeu Lobo, lamentou hoje que o mirtilo fique de fora dos produtos que passam a beneficiar de 0% de IVA.

Autarca de Sever do Vouga defende 0% de IVA também para o mirtilo
Notícias ao Minuto

15:55 - 28/03/23 por Lusa

Economia IVA

"O mirtilo é um fruto saudável, com propriedades antioxidantes que devia fazer parte da dieta alimentar dos portugueses, como a laranja, a maçã, ou a pera", sublinhou o autarca de Sever do Vouga, território pioneiro da produção de mirtilos em Portugal e um dos principais centros produtores.

O Governo enviou hoje para a Assembleia da República uma proposta de lei que isenta de IVA uma lista de produtos alimentares, com o diploma a detalhar que a medida inclui legumes, carne e peixe nos estados fresco, refrigerado e congelado. Nas frutas estão incluídas a maçã, banana, laranja, pera e melão.

Pedro Amadeu Lobo, em declarações à Lusa, diz não perceber quais foram os critérios seguidos pelo Governo para taxar a 0% uns frutos e outros não.

"Lamento que ainda se pense que o mirtilo é um produto de luxo, quando o que o Governo devia era incentivar a sua produção e o seu consumo, dado ser um dos frutos mais saudáveis", afirmou.

A autarquia procura fazer a sua parte ao organizar a Feira Nacional do Mirtilo, com o objetivo de "consolidar o posicionamento do concelho enquanto território pioneiro na produção do mirtilo".

A 15.ª edição da Feira Nacional do Mirtilo vai decorrer entre os dias 23 e 25 de junho, no Parque Urbano de Sever do Vouga, voltando a câmara municipal a liderar a organização do evento, com que espera gerar "um forte impacto na sociedade e na economia local".

A Praça do Mirtilo vai ser uma das atrações da feira, ficando nesse espaço a "montra" dos produtores.

Na zona expositiva, empresas ligadas à fileira, produtores e comercializadores, viveiristas e 'stands' vão mostrar o que se pode fazer com o mirtilo, como compotas, licores, chás, infusões, bolos, tartes, gelados, entre outros produtos.

No decorrer do certame estão previstos períodos de apanha do mirtilo, no Campo Experimental de Pequenos Frutos, e sessões de sessão de 'show cooking', sendo ainda anunciado que durante os dias da feira será colocada fruta em fresco, com uma embalagem própria, em todos os restaurantes do concelho.

O recinto terá, como habitualmente, também uma área de restauração e uma zona específica para espetáculos, separada dos expositores, sendo todas as atividades inseridas na programação de entrada gratuita.

Em Sever do Vouga e concelhos limítrofes produzem-se cerca de 200 toneladas anuais de mirtilos, sendo parte significativa para exportação, mas o mercado interno tem vindo a progressivamente a crescer.

Leia Também: Chega diz que IVA zero vem "muito tarde" mas deverá votar a favor

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório