Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Governo a "fazer tudo" para substituir cabos submarinos rapidamente

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, afirmou hoje que o Governo está a "fazer tudo" para garantir que a substituição dos cabos submarinos que ligam o continente às ilhas seja feita rapidamente.

Governo a "fazer tudo" para substituir cabos submarinos rapidamente
Notícias ao Minuto

15:01 - 22/03/23 por Lusa

Economia João Galamba

O governante falava na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, no âmbito de uma audição regimental.

"Os cabos submarinos que ligam o continente às regiões autónomas, estão também no centro das nossas prioridades" e o Governo "está a fazer tudo para garantir a substituição desta infraestrutura o mais rapidamente possível", afirmou João Galamba.

"Os procedimentos de contratação pública necessários à implementação do Anel CAM [Continente-Açores-Madeira] já foram lançados pela IP [Infraestruturas de Portugal], tendo o prazo para apresentação de propostas terminado recentemente", referiu o ministro.

As novas ligações submarinas vão permitir, além das comunicações, fazer a detetação sísmica, a interligação entre redes científicas e a monitorização ambiental.

Para garantir a coesão territorial e a valorização dos territórios do interior, o Governo pretende assegurar o acesso a redes de capacidade muito elevada através da cobertura de todos os agregados familiares por uma rede Gigabit até 2030, correspondendo também aos objetivos da Década Digital da Europa, referiu.

"Estamos a articular com a Comissão Europeia a implementação de redes de capacidade muito elevada nas chamadas 'áreas brancas'", onde não existe rede de Internet, disse.

O próximo passo é avançar para o lançamento dos concursos públicos.

Leia Também: TAP. "Riscos existem" mas há "bons exemplos na Europa", diz Galamba

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório