Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Teodora Cardoso pede "compromisso" nas políticas orçamentais

A presidente do Conselho de Finanças Públicas pede "estratégia" e "compromisso político" nas políticas orçamentais a afirmou que "tem faltado" o "acompanhamento" das medidas anunciadas em documentos estratégicos, salientando que essa fiscalização é importante para "efeitos de credibilização".

Teodora Cardoso pede "compromisso" nas políticas orçamentais
Notícias ao Minuto

17:37 - 27/05/14 por Lusa

Economia DEO

Em Guimarães, a discursar num seminário dedicado à sustentabilidade das Finanças Públicas, Teodora Cardoso disse que de "cenários" como os que são descritos no Documento de Estratégia Orçamental (DEO) ou em Pactos de Estabilidade está "toda a gente farta", pelo que é preciso dar "credibilidade" a esses cenários.

"São questões globais que implicam uma estratégia muito bem definida e mais do que uma estratégia implicam um compromisso político no sentido de mostrar que existe uma estratégia, que existem medidas e que se está disposto a dar testemunho delas e do seu comprimento", apontou Teodora Cardoso, referindo-se a políticas orçamentais, como políticas de emprego, de demografia, de limites de despesa, entre outras.

Segundo a economista, "além da definição das medidas e da estratégia", é necessário "um grau suficiente de conhecimento das medidas e de acompanhamento delas, que é outra coisa que tem faltado".

Isto, porque anunciam-se medidas e "umas são tomadas, outras não são" e o acompanhamento de "quem as devia tomar, quando, se se tomaram ou não" é, sublinhou, "extremamente importante para efeitos de credibilização".

Teodora Cardoso alertou, assim, que "toda a gente já se fartou de ver cenários nos últimos anos", que "não tinham conteúdo", e que "não basta aos agentes económicos e aos investidores em particular, para tomarem as suas decisões, para acreditarem nas previsões do DEO, verem um cenário".

Assim, referiu, "é necessário dar credibilidade e conteúdo a estes cenários", pelo que "tem que haver uma explicitação da estratégia económica e orçamental que está por trás" dos referidos cenários.

"Não basta dizer que vamos ter que cumprir estes e aqueles limites, nomeadamente porque temos a experiência infeliz de habitualmente não os cumprir", alertou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório