Projeções de contração? Há mais otimismo para o segundo trimestre
Apesar de 50% dos empregadores esperarem manter, no próximo trimestre, o seu atual número de colaboradores, 32% pretendem recrutar e 16% anteveem reduzir as suas equipas.

© Shutterstock

Economia Emprego
Há mais otimismo nas projeções de contração para o segundo trimestre do ano, de acordo com o estudo ManpowerGroup Employment Outlook Survey, divulgado esta terça-feira.
"Apesar da incerteza provocada pela guerra na Ucrânia, o menor pessimismo em relação à inflação e a previsão de algum dinamismo económico para os próximos meses provocaram uma evolução positiva nas perspetivas de contratação das empresas nacionais", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Apesar de 50% dos empregadores esperarem manter, no próximo trimestre, o seu atual número de colaboradores, 32% pretendem recrutar e 16% anteveem reduzir as suas equipas.
O estudo revela uma Projeção para a Criação Líquida de Emprego de +16% para o segundo trimestre de 2023, um valor já ajustado sazonalmente e que reflete uma subida de 4 pontos percentuais face aos primeiros três meses do ano.
"No entanto, esta Projeção traduz ainda uma descida considerável de 13 pontos percentuais, quando comparada com o período homólogo de 2022, quando Portugal começava a sair do contexto da crise pandémica. Estes valores posicionam Portugal abaixo da média Global e da região da EMEA (Europa, Médio Oriente e África), com apenas oito países deste território a terem perspetivas de contratação mais pessimistas, entre os quais, Espanha, Grécia e Hungria", pode ainda ler-se.
Leia Também: Taxa de desemprego sobe para 3,6% em fevereiro nos EUA
Comentários
Regras de conduta dos comentários