Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Preços do GPL engarrafado entre 4,4% e 6,9% acima da estimativa da ERSE

Os preços do GPL engarrafado anunciados pelos operadores em fevereiro foram entre 4,4% e 6,9% superiores à estimativa da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), de acordo com um documento hoje divulgado pelo regulador. 

Preços do GPL engarrafado entre 4,4% e 6,9% acima da estimativa da ERSE
Notícias ao Minuto

20:48 - 13/03/23 por Lusa

Economia Combustíveis

Assim, segundo o Relatório Mensal de Supervisão dos Preços do GPL (gás de petróleo liquefeito) engarrafado, houve, no mês passado, "na garrafa G26 de propano uma diferença de 4,4%, representando um preço anunciado superior ao preço eficiente em 1,338 euros/garrafa".

Por sua vez, existiu "na garrafa G110 de propano uma diferença de 3,9%, representando um preço anunciado superior ao preço eficiente em 4,353 euros/garrafa" e "na garrafa G26 de butano uma diferença de 6,9%, representando um preço anunciado superior ao preço eficiente de 2,146 euros/garrafa", de acordo com a ERSE.

Os preços anunciados resultam da média dos preços reportados no Balcão Único da Energia pelos operadores com volume de negócios superior a 1.000 garrafas por ano, correspondendo à oferta comercial de base, isenta de descontos, para os modelos de garrafa mais comercializados, sendo "representativos dos preços de venda ao público no território continental".

A entidade reguladora indicou que "no último mês verificou-se uma tendência crescente nas cotações internacionais do propano e do butano, representando um acréscimo de sensivelmente 5,3% e 14,9% para o propano e para o butano, respetivamente".

A ERSE tinha estimado, para fevereiro que o preço médio mensal (preço eficiente) para o GPL engarrafado fosse de 29,40 euros para a garrafa G26 de propano, representando uma subida de 4,20% face ao preço eficiente de janeiro, de 106,136 euros para a garrafa G110 de propano, representando uma subida de 4,77%, e de 29,03 euros para a garrafa G26 de butano, representando uma subida de 3,01%, segundo dados publicados a 08 de fevereiro.

De acordo com o documento hoje divulgado, os preços eficientes, "sendo determinados com base nas cotações do mercado internacional (incluindo fretes marítimos), aos quais acrescem valores relativamente estáveis -- as componentes de logística e reservas estratégicas, de enchimento de garrafas, de retalho e os encargos de natureza fiscal --, acompanham as variações do mercado internacional".

Segundo a ERSE, "no que respeita aos preços anunciados tem-se verificado que os mesmos acompanham as subidas de preço nos mercados internacionais, todavia, são menos responsivos nas descidas, tendo as revisões em baixa ocorrido fundamentalmente fruto das intervenções regulatórias no mercado".

Para março, a ERSE estima que, refletindo "a trajetória de subida nas cotações dos mercados internacionais" os preços eficientes são de 29,91 euros para a garrafa G26 de propano, uma subida de 1,76% face ao preço eficiente de fevereiro, de 108,21 euros para a garrafa G110 de propano, um aumento de 1,96% face a fevereiro e de 30,68 euros para a garrafa G26 de butano, uma subida de 5,67% face ao mês anterior.

Leia Também: Preço médio da ERSE sobe 0,5% para gasolina e desce 1,2% para gasóleo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório