Assim, segundo o Relatório Mensal de Supervisão dos Preços do GPL (gás de petróleo liquefeito) engarrafado, houve, no mês passado, "na garrafa G26 de propano uma diferença de 4,4%, representando um preço anunciado superior ao preço eficiente em 1,338 euros/garrafa".
Por sua vez, existiu "na garrafa G110 de propano uma diferença de 3,9%, representando um preço anunciado superior ao preço eficiente em 4,353 euros/garrafa" e "na garrafa G26 de butano uma diferença de 6,9%, representando um preço anunciado superior ao preço eficiente de 2,146 euros/garrafa", de acordo com a ERSE.
Os preços anunciados resultam da média dos preços reportados no Balcão Único da Energia pelos operadores com volume de negócios superior a 1.000 garrafas por ano, correspondendo à oferta comercial de base, isenta de descontos, para os modelos de garrafa mais comercializados, sendo "representativos dos preços de venda ao público no território continental".
A entidade reguladora indicou que "no último mês verificou-se uma tendência crescente nas cotações internacionais do propano e do butano, representando um acréscimo de sensivelmente 5,3% e 14,9% para o propano e para o butano, respetivamente".
A ERSE tinha estimado, para fevereiro que o preço médio mensal (preço eficiente) para o GPL engarrafado fosse de 29,40 euros para a garrafa G26 de propano, representando uma subida de 4,20% face ao preço eficiente de janeiro, de 106,136 euros para a garrafa G110 de propano, representando uma subida de 4,77%, e de 29,03 euros para a garrafa G26 de butano, representando uma subida de 3,01%, segundo dados publicados a 08 de fevereiro.
De acordo com o documento hoje divulgado, os preços eficientes, "sendo determinados com base nas cotações do mercado internacional (incluindo fretes marítimos), aos quais acrescem valores relativamente estáveis -- as componentes de logística e reservas estratégicas, de enchimento de garrafas, de retalho e os encargos de natureza fiscal --, acompanham as variações do mercado internacional".
Segundo a ERSE, "no que respeita aos preços anunciados tem-se verificado que os mesmos acompanham as subidas de preço nos mercados internacionais, todavia, são menos responsivos nas descidas, tendo as revisões em baixa ocorrido fundamentalmente fruto das intervenções regulatórias no mercado".
Para março, a ERSE estima que, refletindo "a trajetória de subida nas cotações dos mercados internacionais" os preços eficientes são de 29,91 euros para a garrafa G26 de propano, uma subida de 1,76% face ao preço eficiente de fevereiro, de 108,21 euros para a garrafa G110 de propano, um aumento de 1,96% face a fevereiro e de 30,68 euros para a garrafa G26 de butano, uma subida de 5,67% face ao mês anterior.
Leia Também: Preço médio da ERSE sobe 0,5% para gasolina e desce 1,2% para gasóleo