Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Preço médio da ERSE sobe 0,5% para gasolina e desce 1,2% para gasóleo

O preço médio semanal, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), aumentou face à semana passada 0,5% para a gasolina e desceu 1,2% para o gasóleo, segundo um relatório hoje divulgado.

Preço médio da ERSE sobe 0,5% para gasolina e desce 1,2% para gasóleo
Notícias ao Minuto

18:48 - 13/03/23 por Lusa

Economia Combustíveis

De acordo com o regulador, o preço eficiente registou uma atualização, "face à semana passada, de +0,5%, para a gasolina e de -1,2% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em +1,1% e do gasóleo simples em -2,3%".

Assim, indicou a ERSE no relatório semanal Combustíveis Supervisão de Preços, para a semana de 13 a 19 de março, o preço eficiente antes de impostos "é de 0,873 Euro/l para a gasolina 95 simples e de 0,945 Euro/l para o gasóleo simples", sendo que após impostos, "fica nos 1,706 Euro/l, para a gasolina 95 simples, e nos 1,619 Euro/l para o gasóleo simples".

Por outro lado, em relação à semana anterior "a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 3,7 cent/l acima do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 0,2 cent/l, acima no caso do gasóleo simples".

Segundo a ERSE, em termos percentuais, "a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 2,1% acima do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 0,1% acima" desse preço.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE, que resulta da soma de vários fatores: os "preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos".

Ainda relativamente à semana anterior, disse a ERSE, no que respeita aos preços com descontos, publicados pela DGEG [Direção-Geral de Energia e Geologia], "a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -0,8% face ao preço eficiente e o gasóleo simples de -4,4%".

Em termos absolutos, as estimativas situam-se, "para a gasolina 95 simples, em -1,3 cent/l, e para o gasóleo simples, em -6,9 cent/l, abaixo dos respetivos preços eficientes", concluiu. 

Leia Também: Gasóleo fica mais barato hoje (e a gasolina?). Eis os postos mais baratos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório