Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Governo dos Açores propõe diretora do turismo para presidir à VisitAzores

A diretora regional do Turismo, Rosa Costa, deverá presidir ao conselho de administração da VizitAzores, indo ser nomeado um diretor com funções executivas, anunciou hoje a secretaria regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

Governo dos Açores propõe diretora do turismo para presidir à VisitAzores
Notícias ao Minuto

18:23 - 28/02/23 por Lusa

Economia Turismo

Para além de Rosa Costa, o Governo Regional propõe à assembleia geral da VizitAzores, agência de promoção da região, a ter lugar a 13 de março, para o conselho de administração, os vogais Vitor Pereira, Luís Bernardo e Abreu, Carlos Paneiro e Benedita Branco, de acordo com a Resolução do Conselho do Governo n.º 19/2023, de 09 de fevereiro de 2023.

Todos os elementos do conselho de administração assumirão um papel não executivo, delegando, posteriormente, a função executiva num diretor, indica uma nota de imprensa divulgada no portal do Governo (PSD/CDS-PP/PPM).

A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, refere que "este é mais um passo no processo de reestruturação organizacional da agência de promoção externa dos Açores, que é um veículo determinante para o sucesso do turismo na região, conforme se tem testemunhado nos últimos anos".

De acordo com as condições "impostas pelo Governo dos Açores" e "cumprindo os termos estatutários recentemente aprovados", a maioria dos membros para o conselho de administração da VizitAzores são indicados pelo executivo açoriano seguindo uma orientação política para uma estratégia de coordenação próxima e colaborante entre a tutela setorial e a VisitAzores^".

Para a titular da pasta do Turismo, "neste novo ciclo de desenvolvimento, é fundamental garantir que há um alinhamento consistente, coerente e assertivo entre o Governo dos Açores, a VisitAzores e as novas orientações que serão emanadas do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, que está em consulta pública, para potenciar a promoção externa e o setor do turismo como mola de desenvolvimento regional".

Por comum acordo entre o executivo açoriano e a VisitAzores, o presidente da Assembleia Geral será Jorge Aguiar e do Conselho Fiscal Nuno Moniz.

A Região Autónoma dos Açores foi um dos associados fundadores da Associação Turismo dos Açores (ATA) - transformada agora em VisitAzores - criada em 2003, para assegurar a promoção e qualificação do turismo do arquipélago, mas em 2018 o executivo açoriano (PS) decidiu desvincular a região da condição de associada.

O atual executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) disse ter recebido "públicos e sucessivos" apelos para o regresso da Região Autónoma dos Açores à associação agora designada de VisitAzores.

Leia Também: Portugal Ventures lança novo programa de 10 milhões para o turismo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório