O produto interno bruto (PIB) da Ucrânia deverá diminuir mais de 30% devido ao impacto da guerra, de acordo com um estudo produzido conjuntamente pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pela Boston Consulting Group (BCG), intitulado 'Apoiar a Ucrânia: Um Estudo sobre Potenciais Estratégias de Recuperação para a Ucrânia'.
"Todos os setores foram gravemente afetados, em particular a indústria pesada, a energia e o comércio", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
O estudo revela, contudo, que "a Ucrânia muito provavelmente não obterá tanto apoio e financiamento quanto o que necessita".
"Além disso, mesmo o nível de apoio e financiamento que a Ucrânia recebe pode ser demasiado para o que consegue absorver, uma vez que tem uma capacidade de absorção potencial de 70 mil milhões de dólares. Assim, a Ucrânia receberá provavelmente muito menos do que necessita, mas muito mais do que o que pode suportar. Por conseguinte, o apoio ao aumento da sua capacidade de absorção técnica e financeira é crucial para um esforço de recuperação bem-sucedido", pode ainda ler-se.
Leia Também: EM DIRETO: Siga aqui a sorte do Sporting nos 'oitavos' da Liga Europa