Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Agricultura: Regras gerais de aplicação do PEPAC já são conhecidas

O Plano Estratégico da Política Agrícola Comum "estabelece três objetivos gerais que serão avaliados através de indicadores de desempenho".

Agricultura: Regras gerais de aplicação do PEPAC já são conhecidas
Notícias ao Minuto

09:15 - 24/02/23 por Notícias ao Minuto

Economia Agricultura

Foi publicado esta sexta-feira, em Diário da República, o decreto-lei que estabelece as regras gerais de aplicação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), em conformidade com o novo quadro regulamentar da política agrícola comum.

"O PEPAC estabelece três objetivos gerais que serão avaliados através de indicadores de desempenho. O atual modelo de aplicação voltado para a conformidade da PAC deverá ser ajustado para garantir um foco maior nos resultados e no desempenho", pode ler-se no despacho

De acordo com o resumo que acompanha o decreto-lei, com este diploma fixam-se as regras gerais de aplicação do PEPAC, destacando-se:

  • Os apoios a conceder no âmbito do PEPAC Portugal podem assumir, por exemplo, a forma de custos unitários, montantes fixos ou financiamento à taxa fixa;
  • O investimento apoiado ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) é obrigatoriamente mantido afeto à respetiva atividade pelo menos durante cinco anos, a contar da data do pagamento final ao beneficiário.

"Prosseguindo os princípios da confiança, simplificação e desmaterialização, as candidaturas e os documentos que as integram são submetidos pelos beneficiários por via eletrónica, no Portal da Agricultura, acessível por hiperligação, através do portal único de serviços públicos, nos sítios da Internet das autoridades de gestão do PEPAC regionais", pode ainda ler-se. 

No momento da apresentação da candidatura, os beneficiários têm de cumprir diversos requisitos, designadamente:

  • Estar legalmente constituídos, no caso de pessoa coletiva;
  • Ter a situação tributária e contributiva regularizada;
  • Possuir, ou vir a possuir, até à aprovação da candidatura, os meios técnicos, físicos e financeiros e os recursos humanos necessários à sua execução.

Leia Também: Governo cria estrutura de missão que vai gerir plano estratégico da PAC

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório