Vai ser apresentado esta sexta-feira o projeto '1Bilhete.pt', a partir do qual será criado um sistema nacional de venda de bilhetes para todos os meios de transporte público do país. A sessão de apresentação está marcada para as 14h30, em Coimbra, e contará com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco.
"O projeto conta, no seu arranque, com a colaboração dos Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e dos Transportes Intermodais do Porto (TIP), que vão trabalhar de forma colaborativa na partilha de recursos, conhecimento e desenvolvimentos, sob a supervisão do IMT [Instituto da Mobilidade e dos Transportes]", pode ler-se num comunicado.
Na prática, a plataforma 1Bilhete.pt vai permitir oferecer aos cidadãos e autoridades de transporte "vários benefícios", sendo que o IMT destaca a "interoperabilidade entre diferentes sistemas de bilhética, a universalidade da utilização dos suportes (cartões e bilhetes) e a integração de serviços de mobilidade".
Através desta plataforma será possível, "com qualquer cartão de transporte público ou aplicação móvel, adquirir e validar títulos de viagem de outros sistemas, não sendo necessária a compra de novo cartão ou a instalação de outra aplicação no seu telemóvel".
"Além disso, será possível criar títulos de viagem de transporte público de cobertura nacional e utilizar cartões bancários, em suporte físico ou virtual, para adquirir ou validar títulos de transporte, abrindo a possibilidade da atribuição de benefícios decorrentes da utilização de uma conta unificada", pode ainda ler-se.
Leia Também: Câmara de Coimbra apresenta "plano de salvação" do serviço de transportes