Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Um só sistema. Transportes públicos do país ligados por '1Bilhete.pt'

Projeto será apresentado esta sexta-feira e tem "vários benefícios", segundo o IMT.

Um só sistema. Transportes públicos do país ligados por '1Bilhete.pt'
Notícias ao Minuto

08:17 - 10/02/23 por Notícias ao Minuto

Economia Transportes

Vai ser apresentado esta sexta-feira o projeto '1Bilhete.pt', a partir do qual será criado um sistema nacional de venda de bilhetes para todos os meios de transporte público do país. A sessão de apresentação está marcada para as 14h30, em Coimbra, e contará com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco. 

"O projeto conta, no seu arranque, com a colaboração dos Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e dos Transportes Intermodais do Porto (TIP), que vão trabalhar de forma colaborativa na partilha de recursos, conhecimento e desenvolvimentos, sob a supervisão do IMT [Instituto da Mobilidade e dos Transportes]", pode ler-se num comunicado

Na prática, a plataforma 1Bilhete.pt vai permitir oferecer aos cidadãos e autoridades de transporte "vários benefícios", sendo que o IMT destaca a "interoperabilidade entre diferentes sistemas de bilhética, a universalidade da utilização dos suportes (cartões e bilhetes) e a integração de serviços de mobilidade".

Através desta plataforma será possível, "com qualquer cartão de transporte público ou aplicação móvel, adquirir e validar títulos de viagem de outros sistemas, não sendo necessária a compra de novo cartão ou a instalação de outra aplicação no seu telemóvel".

"Além disso, será possível criar títulos de viagem de transporte público de cobertura nacional e utilizar cartões bancários, em suporte físico ou virtual, para adquirir ou validar títulos de transporte, abrindo a possibilidade da atribuição de benefícios decorrentes da utilização de uma conta unificada", pode ainda ler-se. 

Leia Também: Câmara de Coimbra apresenta "plano de salvação" do serviço de transportes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório