Calcule quanto vai descontar com as (novas) tabelas de retenção na fonte
Consulte as tabelas e calcule o valor dos descontos com as tabelas de retenção na fonte do IRS.

© Shutterstock

Economia IRS
O Governo já publicou as novas tabelas de retenção na fonte do IRS para a primeira metade de 2023, mas, afinal, como é que sabe quanto é que vai descontar? Como é que se calcula?
O primeiro passo é consultar as tabelas - pode aceder aqui - e, depois, procure a tabela que corresponder à sua situação profissional e familiar, explica a DECO Proteste.
"Depois, multiplique o valor do rendimento bruto mensal pela respetiva taxa de retenção", nota a organização de defesa do consumidor.
De acordo com a DECO, "de uma forma geral, os trabalhadores dependentes e os pensionistas vão descontar menos por via das alterações aos pagamentos adiantados que farão ao Estado".
"Por consequência, o rendimento líquido subirá. Contudo, é na segunda metade do ano que se vai notar mais a subida do rendimento líquido dos trabalhadores como resultado da entrada em vigor do novo modelo de retenção na fonte", pode ainda ler-se.
A DECO lembra que este ano há duas tabelas de retenção na fonte, uma para cada metade do ano: "Até ao final de junho, vigora a tabela ajustada no final de janeiro de 2023, e a partir de 1 de julho vigorará outra".
"A primeira irá acomodar a atualização do limite de isenção de retenção na fonte para 762 euros mensais, por via da aplicação do mínimo de existência, bem como as atualizações nos limites e taxas de retenção", acrescenta.
Leia Também: Deduções à coleta. Estas são as despesas que podem ajudar a baixar o IRS
Comentários
Regras de conduta dos comentários