Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Da inflação à subida das taxas do BCE: Os cinco números da semana

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Da inflação à subida das taxas do BCE: Os cinco números da semana
Notícias ao Minuto

08:03 - 04/02/23 por Notícias ao Minuto

Economia História da semana

Esta semana ficou marcada por mais uma subida das taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE), numa altura em que foram conhecidos vários indicadores económicos que mostram como está a evoluir a economia portuguesa. 

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

A taxa de inflação terá desacelerado, pelo terceiro mês consecutivo, para 8,3% em janeiro, de acordo com a estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), na terça-feira.

A economia portuguesa cresceu 6,7% em 2022, abaixo das estimativas do Governo, que apontavam para 6,8%, de acordo com os dados divulgados na terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Este valor situa-se uma décima abaixo da previsão do Governo.

Ir às compras ao supermercado voltou a ficar mais caro na última semana, com o preço de um cabaz de bens alimentares considerados essenciais a custar agora 222,16 euros, mais 38,53 euros do que antes da guerra - há um ano -, de acordo com uma monitorização semanal de preços da DECO Proteste.  

A dívida pública na ótica de Maastricht aumentou 3,3 mil milhões de euros para 272,6 mil milhões de euros em 2022, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). O peso da dívida pública no produto interno bruto (PIB) reduziu-se de 125,5% em 2021 para 114,7% em 2022.

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou, na quinta-feira, um novo aumento das taxa de juro, em 50 pontos base, para continuar a tentar controlar a inflação. A decisão já era esperada pelos analistas e trata-se do quinto aumento consecutivo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório