Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Contexto que vivemos de uma inflação elevada é difícil para as famílias"

O ministro das Finanças reconhece que o contexto é "difícil", mas não se compromete com novas medidas.

"Contexto que vivemos de uma inflação elevada é difícil para as famílias"
Notícias ao Minuto

15:22 - 01/02/23 por Notícias ao Minuto

Economia Fernando Medina

O ministro das Finanças, Fernando Medina, admitiu, esta quarta-feira, que o contexto de inflação elevada é difícil para muitas famílias, mas não se compromete com novas medidas, optando por recordar as que foram já adotadas pelo Executivo. 

"O contexto que vivemos de uma inflação elevada é difícil para as famílias", disse Medina, em entrevista ao Jornal da Uma, da TVI, lembrando algumas das medidas já adotadas, como a subida do salário mínimo, das prestações sociais e as mexidas no IRS.

Tudo isto para explicar que os portugueses "este ano terão aumentos em várias frentes".

O ministro das Finanças referiu ainda que "foi a política das contas certas" que permitiu dar vários apoios às famílias e empresas, aplaudindo o facto de a dívida pública fechar 2022 abaixo dos 115% do PIB. 

"Foi a política das contas certas que permitiu que devolvêssemos por inteiro o acréscimo da receita fiscal que o Estado teve e devolvêssemos cerca de 6.400 milhões de euros às famílias e às empresas", disse o ministro das Finanças, em declarações ao mesmo canal. 

A dívida pública na ótica de Maastricht aumentou 3,3 mil milhões de euros para 272,6 mil milhões de euros em 2022, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). O peso da dívida pública no produto interno bruto (PIB) reduziu-se de 125,5% em 2021 para 114,7% em 2022.

O ministro das Finanças, Fernando Medina, tinha revelado que a sua expectativa era que a dívida pública se situasse em 115% do PIB, o que significa que esta meta foi cumprida. 

Leia Também: Afinal, qual o impacto da inflação no seu salário? Simule aqui

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório