Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

OPEP e aliados mantêm nível de produção de petróleo em 2023

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os seus aliados, liderados pela Rússia, decidiram hoje manter em todo o ano de 2023 o ritmo de produção fixada em outubro passado.

OPEP e aliados mantêm nível de produção de petróleo em 2023
Notícias ao Minuto

15:36 - 01/02/23 por Lusa

Economia OPEP

Num comunicado emitido após uma reunião virtual do Comité Ministerial Conjunto de Monitorização (JMMC, do inglês Joint Ministerial Monitoring Committee), a denominada aliança OPEP+ reafirma o seu compromisso com o que foi acordado em outubro passado.

Para isso, os analistas da aliança reviram os dados de produção dos meses de novembro e dezembro de 2022, para confirmar que os países que aderiram ao pacto de produção estão a cumprir as quotas adjudicadas.

Numa reunião realizada em 05 de outubro de 2022, a OPEP+ reduziu a produção conjunta em dois milhões de barris por dia para um total de 41,85 milhões, nível que manterá agora durante todo o ano de 2023, com o objetivo de estabilizar os preços do crude.

No dia em que foi acordada a redução da produção, o preço do crude da OPEP estava a ser negociado a 94,06 dólares por barril, enquanto na terça-feira estava a ser vendido a 81,95 dólares.

A próxima reunião do JMMC, que fiscaliza o cumprimento dos acordos em vigor e emite recomendações aos ministros da OPEP+, irá realizar-se em 03 de abril, segundo o comunicado hoje divulgado.

Leia Também: Petróleo? OPEP vai "esperar para ver" antes de alterar produção

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório