Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Fundo europeu para media abre concursos de 4,8 milhões de euros

O Fundo Europeu para os Media e Informação (EMIF), gerido pela Fundação Gulbenkian, abriu três concursos, com 4,8 milhões de euros de dotação financeira, cujas candidaturas decorrem até 28 de abril.

Fundo europeu para media abre concursos de 4,8 milhões de euros
Notícias ao Minuto

14:14 - 30/01/23 por Lusa

Economia Concurso

"As candidaturas a financiamentos terão de ser submetidas por grupos de entidades com personalidade jurídica (parcerias ou consórcios) com sede na União Europeia, na Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) e/ou no Reino Unido. Os três concursos somam um total de 4.800.000 euros de alocação financeira e permanecerão abertos até dia 28 de abril", anunciou, em comunicado, a Gulbenkian.

Os concursos incidem sobre as áreas prioritárias deste fundo, como pesquisas sobre dinâmicas de desinformação, que pretende apoiar projetos ligados às dinâmicas e características das campanhas de desinformação, com um máximo de nove meses de duração e um limite de 150.000 euros para as bolsas.

Na área de intervenção de investigação sobre o ecossistema de informação, será apoiada a produção de estudos sobre questões ligadas à transformação digital dos media, com uma bolsa de até 400.000 euros e duração máxima de 18 meses.

Já no que diz respeito literacia mediática e de informação para maior resiliência social, o objetivo passa por apoiar a capacitação dos cidadãos em termos de "pensamento crítico, de avaliação da fiabilidade da informação, de compreensão dos mecanismos que moldam as interações 'online' e da importância de uma participação responsável no discurso público".

Estes projetos podem ser executados em 18 meses, com um valor máximo de 400.000 euros.

O EMIF foi criado em 2022 e já apoiou 33 projetos em 21 países.

Leia Também: Bloqueio à RT? Rússia promete retaliação contra media franceses

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório