Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Tabelas de retenção: Trabalhadores vão receber mais ao final do mês?

Fique a par do esclarecimento da DECO.

Tabelas de retenção: Trabalhadores vão receber mais ao final do mês?
Notícias ao Minuto

10:14 - 30/01/23 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

As tabelas de retenção na fonte do IRS foram atualizadas, na semana passada, para evitar que trabalhadores com aumentos salariais recebam menos do que em 2022. Com as novas tabelas, os trabalhadores vão ou não receber mais salário líquido no final do mês? 

"Em princípio, sim. Se baixar a taxa de retenção na fonte aplicada ao seu escalão, a entidade patronal irá descontar-lhe menos para o IRS e, por consequência, o salário líquido aumenta", explica a DECO Proteste.

Menos descontos no salário? 

De acordo com a organização de defesa do consumidor, "a redução na taxa de retenção na fonte significa que a parcela que todos os meses as entidades patronais descontam aos trabalhadores por conta de outrem pode sofrer reduções".

"A taxa de retenção aplicada a cada trabalhador depende não só do seu nível salarial, mas também da respetiva situação pessoal familiar: estado civil, local de residência (Continente ou regiões autónomas), número de sujeitos passivos que fazem descontos e número de dependentes", explica a DECO. 

Também é possível pagar mais de IRS?

"Se, de facto, adiantar menos dinheiro ao Estado em cada mês de 2023, o acerto de contas feito no ano seguinte, após a entrega da declaração de IRS, pode revelar que tem ainda dinheiro a pagar ou que o reembolso a receber será mais curto do que o habitual", explica a organização de defesa do consumidor.

Contudo, "os cálculos terão sempre em conta os gastos com saúde, educação, habitação e outras despesas dedutíveis do agregado familiar em 2023. No entanto, sabe-se já que, para muitas famílias, 2023 será um ano de retração do consumo, pelo que poderá haver algumas mexidas nos valores a deduzir no IRS de 2023".

Leia Também: Deduções à coleta. Estas são as despesas que podem ajudar a baixar o IRS

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório