Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Governo quer reabrir Linha de Leixões evitando fracasso de 2009

O secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, disse hoje que o Governo quer reabrir a Linha de Leixões, conforme reivindicado pelas empresas da região, mas sem "fracassar", como sucedeu na reabertura de 2009, sem ligações ao metro.

Governo quer reabrir Linha de Leixões evitando fracasso de 2009
Notícias ao Minuto

14:25 - 27/01/23 por Lusa

Economia Transportes

"Nós temos a intenção de reativar o transporte de passageiros da Linha de Leixões, isso não tem qualquer dúvida. A única questão que se coloca é que da última vez que se reativou o transporte de passageiros na Linha de Leixões, que foi em 2009, não foi bem sucedido", disse hoje aos jornalistas, no Porto, Frederico Francisco.

O governante falava à margem da conferência "Portugal e a Alta Velocidade Ferroviária", que decorreu hoje na Sede da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, no Porto, co-organizada com a Ordem dos Economistas.

Na quinta-feira, várias empresas localizadas na Via Norte, troço que atravessa os concelhos do Porto, Maia e Matosinhos,no distrito do Porto, enviaram uma carta aberta ao ministro das Infraestruturas pedindo a reativação da Linha de Leixões, potenciando também ligações à rede de metro.

"Aquilo que nós estamos a avaliar é aquilo que nós conseguimos fazer no curto prazo, se aquilo que conseguimos fazer no curto prazo é suficientemente bom para que não volte a fracassar como fracassou em 2009", disse hoje Frederico Francisco aos jornalistas.

Para o governante, o objetivo é que quando o serviço volte a Leixões, no concelho de Matosinhos, seja "bem sucedido" e venha "para ficar".

Questionado sobre se seria possível avançar para a reabertura sem os interfaces com o Metro do Porto, Frederico Francisco admitiu que, "do ponto de vista técnico, é", mas a questão prende-se com o ativar um serviço que um ou dois anos depois esteja a "transportar poucas centenas de passageiros por dia, como aconteceu em 2009 e 2010".

"Nós ainda não temos os resultados dos estudos que nos permitem dizer se é assim ou não", concluiu, não se comprometendo com prazos.

A reabertura da Linha de Leixões está prevista no Plano Ferroviário Nacional, coordenado pelo hoje secretário de Estado, compreendendo as atuais estações de São Gemil, São Mamede de Infesta, Leça do Balio e Leixões, mas criando também interfaces com o Metro do Porto no Hospital de São João - Asprela (Linha Amarela), Araújo (Linha Verde), Esposade - Guifões (Linhas Vermelha e Violeta) e Leixões (Linha Azul).

Leia Também: Estudos da 1.ª fase da alta velocidade ferroviária entregues à APA

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório