Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Extinção da sec. de Estado da Agricultura? CAP fala em "enorme desprezo"

A Confederação dos Agricultores de Portugal agendou um protesto para a próxima segunda-feira, em Castelo Branco.

Extinção da sec. de Estado da Agricultura? CAP fala em "enorme desprezo"
Notícias ao Minuto

13:53 - 27/01/23 por Notícias ao Minuto

Economia Agricultura

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) reagiu, esta sexta-feira, à extinção da secretaria de Estado da Agricultura, considerando que esta decisão mostra "enorme desprezo" por parte do Governo para com os agricultores e "fará subir o tom dos protestos", agendando já uma ação para a próxima segunda-feira, em Castelo Branco. 

"A CAP vem comunicar a sua profunda insatisfação com mais uma decisão incompreensível do Governo, que extingue a secretaria de Estado da Agricultura e transfere as suas competências para a tutela da Secretária de Estado das Pescas", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

Porém, a alteração à orgânica do Governo, hoje publicada, que não inclui a secretaria de Estado da Agricultura, acontece porque já não existe atualmente essa secretaria, mas as matérias vão ser asseguradas pela ministra da Agricultura, justifica o Governo.

"A ideia de secretaria de Estado não existe", defendeu o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, em declarações à Lusa, justificando assim que a alteração ao regime de organização e funcionamento do XXIII Governo Constitucional, hoje publicada, definindo que a ministra da Agricultura deixa de ser coadjuvada pelo Secretário de Estado da Agricultura, não constitui qualquer extinção.

Contudo, a CAP diz que "os agricultores portugueses, a PAC, o regadio, os pagamentos diretos, a tutela de organismos e institutos públicos ligados à agricultura vão ser administrados e geridos por um governante que foi escolhido para ter a tutela das pescas e agora serve também para a agricultura. A exigência e a complexidade técnicas da PAC não são compatíveis com soluções de recurso que não têm em conta os perfis necessários para o bom desempenho das devidas funções". 

Leia Também: Extinta secretaria de Estado da Agricultura. Decreto já foi publicado

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório