Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Subsídios de assistência a filho e a neto? Já pode pedir online

Este serviço permite, além de registar e acompanhar o processo, uma "análise e decisão mais rápida", explica o Instituto da Segurança Social (ISS).

Subsídios de assistência a filho e a neto? Já pode pedir online
Notícias ao Minuto

08:37 - 26/01/23 por Notícias ao Minuto

Economia Subsídios

Já é possível pedir, através da Segurança Social Direta, os subsídios de assistência a filho e a neto. Este serviço permite, além de registar e acompanhar o processo, uma "análise e decisão mais rápida", explica o Instituto da Segurança Social (ISS).

Para efetuar o pedido é necessário aceder à Segurança Social Direta, clicar no menu 'família' e selecionar a opção 'Subsídio de Parentalidade – pedir novo'.

"O seu pedido fica registado com sucesso e será analisado pelos serviços da Segurança Social. Na área de mensagens da Segurança Social Direta, recebe uma mensagem a comprovar a submissão do seu pedido. Para obter um comprovativo, aceda a Ações e selecione Obter Comprovativo", explica o ISS. 

O subsídio por assistência a filho/a é um "apoio em dinheiro dado às pessoas que têm de faltar ao trabalho para prestar assistência urgente e necessária aos filhos (biológicos, adotados ou do seu cônjuge), em caso de doença ou acidente".

Já o subsídio por assistência a neto/a é um "apoio em dinheiro dado aos avós ou equiparados que faltam ao trabalho para prestarem assistência urgente e necessária aos netos menores ou, independentemente da idade, com deficiência ou doença crónica, em caso de doença ou acidente, em substituição dos pais trabalhadores. Os dias de faltas dos avós para assistência aos netos são descontados nos dias que os progenitores têm direito a faltar, em cada ano civil, para prestarem assistência aos filhos".

Leia Também: Há novidades no Complemento Solidário para Idosos. Eis quem tem direito

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório