Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Três dicas para ajudar os colaboradores a alcançar o bem-estar financeiro

Dos benefícios financeiros à normalização do apoio à gestão de finanças pessoais, fique a par de três dicas que podem ajudar.

Três dicas para ajudar os colaboradores a alcançar o bem-estar financeiro
Notícias ao Minuto

14:23 - 20/01/23 por Notícias ao Minuto

Economia Finanças

Quer ajudar os seus colaboradores a alcançar o bem-estar financeiro? Este artigo é para si. A escassez de talento e o maior escrutínio na seleção do empregador faz com que as empresas tenham de procurar novas formas para reconhecer e compensar os seus colaboradores de modo a atrair e reter talento, diz a Paynest. 

A plataforma de pagamento flexível de salários, destinada a empresas, partilha, em comunicado, três dicas que podem ajudar os colaboradores a alcançar o bem-estar financeiro. Tome nota: 

  1. Reavaliar benefícios financeiros: "Para que uma empresa tenha um impacto real na vida dos seus colaboradores, deve analisar as suas necessidades e preocupações e oferecer soluções práticas. Um estudo da PwC mostrou que um colaborador com problemas financeiros será menos produtivo, devido ao impacto da situação na sua saúde mental, na sua autoestima e na sua lealdade à organização. Assim, é importante que a empresa encontre um pacote de benefícios, que vão além do salário, que possa ajudar a melhorar a situação dos seus trabalhadores";
  2. Promover a literacia financeira: "Uma empresa que ofereça serviços de gestão de finanças pessoais, incentive o consumo de conteúdos de literacia financeira e dê acesso a coaches financeiros terá colaboradores mais resilientes e menos propensos a sentirem-se ansiosos face às suas finanças pessoais. Com estas ferramentas, os trabalhadores poderão gerir melhor os seus rendimentos e iniciar investimentos que lhes permitirão ter um futuro mais rico e confortável";
  3. Normalizar o apoio à gestão de finanças pessoais: "Temas relacionados com dinheiro e gestão financeira ainda são tabu para muitos trabalhadores com rendimentos mais baixos. O mesmo acontece com os pedidos de adiantamentos que fazem para cobrir algumas despesas inesperadas ou urgentes. As empresas têm, assim, um papel fundamental para que os seus colaboradores se sintam protegidos e acompanhados nestas situações, através de, por exemplo, processos de adiantamento mais transparentes e acessíveis".

Leia Também: Mais carenciados? Dois em cada 10 têm sobrecarga de despesas com a casa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório