Prémio Salarial atrasado: "Boa memória para cobrar, amnésia para pagar"

O montante deveria ter sido pago até ao final de julho, mas tal ainda não aconteceu. O Notícias ao Minuto tem estado, nos últimos dias, a tentar obter mais esclarecimentos junto do Ministério das Finanças, mas não tem sido possível obter uma resposta. 

Prémio Salarial atrasado: "Boa memória para cobrar, amnésia para pagar"

© Shutterstock

Beatriz Vasconcelos
19/08/2025 08:58 ‧ há 2 horas por Beatriz Vasconcelos

Economia

Jovens

Basta percorrer a caixa de comentários das redes sociais do Governo para perceber que os jovens estão a desesperar com o atraso - e a falta de esclarecimentos - em relação ao Prémio Salarial, que continua por pagar

 

O montante deveria ter sido pago até ao final de julho, mas tal ainda não aconteceu. O Notícias ao Minuto tem estado, nos últimos dias, a tentar obter mais esclarecimentos junto do Ministério das Finanças, mas não tem sido possível obter uma resposta. 

O atraso do pagamento está a inundar as redes sociais e vários fóruns com queixas e reclamações de jovens, que questionam o motivo pelo qual o valor não foi ainda liquidado.

"Boa memória para cobrar, mas uma amnésia seletiva para pagar", escreveu uma utilizadora nas redes sociais do Governo. Outra, questiona a falta de uma justificação por parte do Executivo: "Nova semana, sem novas respostas. Quando fazem o pagamento?"

Outro utilizador referiu que, "depois de contactar a AT [Autoridade Tributária], a mesma afirmou que os pagamentos estão a ser feitos e serão levados a cabo dentro das próximas semanas... 'É uma questão de aguardar'".

"Até agora sem desenvolvimentos. Não aprece indicação de transferência no portal, nem há resposta por parte da AT", refere outro jovem que aguarda o Prémio Salarial. 

Prémio Salarial por pagar. Milhares de alunos sem devolução das propinas

Prémio Salarial por pagar. Milhares de alunos sem devolução das propinas

Apoio deveria ter sido pago até ao final de julho, mas não foi. O pagamento do Prémio Salarial está atrasado e milhares de jovens aguardam a devolução das propinas, à semelhança do que acontece com o Porta 65.

Beatriz Vasconcelos | 09:21 - 11/08/2025

O que é o Prémio Salarial? 

De acordo com a informação disponibilizada no Portal das Finanças, o "prémio salarial de valorização das qualificações no mercado de trabalho tem o objetivo de recompensar o prosseguimento de estudos superiores e, simultaneamente, de contribuir para a valorização dos rendimentos dos jovens qualificados que trabalham no país". 

Trata-se de "um incentivo financeiro, em que o valor a pagar é fixo e pago anualmente durante o número de anos equivalente à duração regular do ciclo de estudos conducente à atribuição de cada grau académico, desde que anualmente se verifiquem os demais requisitos de atribuição".

"O pagamento pode ocorrer de forma consecutiva ou interpolada, desde que se verifiquem todos os requisitos de atribuição", explica a AT, num folheto informativo sobre o tema. 

Segundo o mesmo documento do Fisco, "até à data-limite de pagamento do Prémio Salarial (30 de julho de cada ano), a AT disponibilizará, informação detalhada sobre o apuramento, atribuição e ordem de transferência para pagamento do prémio, na página pessoal do sujeito passivo, no Portal das Finanças".

Quanto se recebe? 

No caso de uma licenciatura, o montante pago é de 697 euros e, no do mestrado, de 1.500 euros (num mestrado integrado, os anos correspondentes à licenciatura dão direito a 697 euros e os referentes ao mestrado aos mesmos 1.500 euros).

O IRS Jovem é um regime fiscal especial que permite aos contribuintes beneficiarem de um IRS reduzido durante um certo período, através da isenção parcial de tributação sobre uma percentagem do rendimento ganho anualmente. Essa isenção vai variando ao longo do tempo, podendo o período do incentivo fiscal durar dez anos, desde que a idade dos beneficiários não ultrapasse os 35 anos.

Leia Também: Prémio Salarial por pagar. Milhares de alunos sem devolução das propinas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas