Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Reclamações sobre saldos aumentam 62%. Trocas e reembolsos dominam

A categoria Compras, Moda e Joalharia é a mais reclamada e as burlas em compras online geraram 13% reclamações apresentadas.

Reclamações sobre saldos aumentam 62%. Trocas e reembolsos dominam
Notícias ao Minuto

13:22 - 11/01/23 por Notícias ao Minuto

Economia Portal da Queixa

Segundo dados do Portal da Queixa, as reclamações relacionadas com os saldos em quinze dias registaram um aumento na ordem dos 62%, em comparação ao período homólogo.

O estudo revela que a categoria Compras, Moda e Joalharia é a mais reclamada, os problemas com a troca ou com o reembolso da compra são o principal motivo de queixa dos consumidores (41%) e as burlas em compras online geraram 13% das reclamações apresentadas.

Entre o dia 26 de dezembro de 2022 e o dia 10 de janeiro de 2023, o Portal da Queixa recebeu 1.525 reclamações dos consumidores relacionadas com os saldos, o que se traduz num crescimento de 62% em comparação com o período homólogo, onde foram registadas 940 queixas.

'Compras, Moda e Joalharia' foi a categoria responsável por 571 queixas (37% do total), seguindo-se a categoria 'Informática, Tecnologia e Som', a recolher 474 reclamações (31%). Por outro lado, entre os principais motivos de reclamação estão os problemas com a troca ou reembolso de compras (41%), o atraso na entrega da encomenda (25%), as burlas em compras online (13%) e encomendas incompletas ou em mau estado (9%). As burlas, importa referir, gerou mais de duas centenas de reclamações em apenas quinze dias.

“O aumento das compras online - que se avoluma sempre em épocas de saldos e iniciativas promocionais - coloca a descoberto as inúmeras fragilidades de alguns consumidores, demonstrando a baixa literacia digital que, infelizmente, ainda existe em Portugal.”, afirma Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, citado pelo mesmo, defendendo a importância de se robustecer a literacia digital na sociedade de consumo.

Leia Também: Casaco das filhas de Carolina Patrocínio fez sucesso (e custa 20 euros)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório