Reclamações sobre saldos aumentam 62%. Trocas e reembolsos dominam

A categoria Compras, Moda e Joalharia é a mais reclamada e as burlas em compras online geraram 13% reclamações apresentadas.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
11/01/2023 13:22 ‧ 11/01/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

Portal da Queixa

Segundo dados do Portal da Queixa, as reclamações relacionadas com os saldos em quinze dias registaram um aumento na ordem dos 62%, em comparação ao período homólogo.

O estudo revela que a categoria Compras, Moda e Joalharia é a mais reclamada, os problemas com a troca ou com o reembolso da compra são o principal motivo de queixa dos consumidores (41%) e as burlas em compras online geraram 13% das reclamações apresentadas.

Entre o dia 26 de dezembro de 2022 e o dia 10 de janeiro de 2023, o Portal da Queixa recebeu 1.525 reclamações dos consumidores relacionadas com os saldos, o que se traduz num crescimento de 62% em comparação com o período homólogo, onde foram registadas 940 queixas.

'Compras, Moda e Joalharia' foi a categoria responsável por 571 queixas (37% do total), seguindo-se a categoria 'Informática, Tecnologia e Som', a recolher 474 reclamações (31%). Por outro lado, entre os principais motivos de reclamação estão os problemas com a troca ou reembolso de compras (41%), o atraso na entrega da encomenda (25%), as burlas em compras online (13%) e encomendas incompletas ou em mau estado (9%). As burlas, importa referir, gerou mais de duas centenas de reclamações em apenas quinze dias.

“O aumento das compras online - que se avoluma sempre em épocas de saldos e iniciativas promocionais - coloca a descoberto as inúmeras fragilidades de alguns consumidores, demonstrando a baixa literacia digital que, infelizmente, ainda existe em Portugal.”, afirma Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, citado pelo mesmo, defendendo a importância de se robustecer a literacia digital na sociedade de consumo.

Leia Também: Casaco das filhas de Carolina Patrocínio fez sucesso (e custa 20 euros)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas