Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Despesas mais contidas. Três em cada 10 querem gastar menos neste Natal

Feitas as contas, os portugueses esperam gastar, em média, 313 euros, sendo que mais de metade (57%) admitem que acabam por despender sempre mais do que o previsto.

Despesas mais contidas. Três em cada 10 querem gastar menos neste Natal
Notícias ao Minuto

08:29 - 21/12/22 por Notícias ao Minuto

Economia Natal

Três em cada dez portugueses (34%) tencionam gastar menos dinheiro neste Natal, em comparação com o de 2021, revela um inquérito da DECO Proteste. Por outro lado, 17% tencionam gastar mais e, feitas as contas, os portugueses esperam gastar, em média, 313 euros. 

"Os portugueses esperam gastar, em média, 313 euros, sendo que 57% admitem que acabam por despender sempre mais do que o previsto. Cerca de um quarto prevê desembolsar mais de 500 euros", revela a organização de defesa do consumidor. "Embora uma percentagem significativa (34%) pretenda gastar menos dinheiro do que em 2021, nesta quadra natalícia, 17% dos inquiridos contam ser mais generosos a comprar presentes. Algo que é mais reportado pelas mulheres do que pelos homens (21% contra 13%)", pode ainda ler-se. 

Compras online continuam a marcar pontos

O inquérito da DECO, realizado online entre os dias 7 e 14 de novembro de 2022, revela ainda que as compras online continuam a crescer: 

"Este ano, 18% preveem fazer compras apenas em lojas online. No ano passado, eram apenas 6%, o que confirma uma tendência crescente do recurso à internet, que se acentuou durante a pandemia. Ainda assim, 44% dos inquiridos planeiam fazê-lo apenas em lojas físicas. Sem surpresa, a faixa etária a partir dos 55 anos privilegia mais os espaços comerciais", pode ler-se. 

O estudo revela também que 35% dos portugueses afirmam que comprar presentes de Natal para a família e/ou amigos é uma grande preocupação, que "provoca stress". Além disso, mostra que os gastos na passagem de ano serão mais contidos para 27% dos inquiridos. 

Leia Também: Mesmo com travão do Governo, portagens deverão aumentar 5% em 2023

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório