Banco central da Suíça sobe taxas de juro em meio ponto percentual

O Banco Nacional Suíço (SNB) anunciou hoje a terceira subida da taxa de juro num ano, mais meio ponto percentual, para 1%, para contrariar as pressões inflacionistas.

Notícia

© Lusa

Lusa
15/12/2022 11:57 ‧ 15/12/2022 por Lusa

Economia

Suíça

As taxas de juro suíças, que eram de -0,75% no início deste ano, foram aumentadas para -0,25% em junho, enquanto em setembro, após um novo aumento, se situavam em 0,5%, pondo fim a oito anos de taxas negativas no país.

Num comunicado hoje divulgado, o SNB abriu a porta a novos aumentos "a fim de assegurar a estabilidade dos preços a médio prazo", bem como intervenções no mercado cambial para "assegurar que as condições monetárias são apropriadas".

A inflação na Suíça, contudo, tem-se mantido relativamente baixa em relação à dos vizinhos da UE, e os aumentos de preços têm abrandado nos últimos meses (de 3,3% em setembro para 3% em outubro).

A força do franco suíço, que se apreciou 4% desde o início do ano contra o euro, foi fundamental para baixar a inflação local, mas o Governo federal continua a promover uma política monetária restritiva para a combater.

A subida da taxa suíça ocorre um dia depois de a Reserva Federal dos EUA (Fed) ter decidido um aumento de meio ponto nas taxas de juro, que se situarão agora num intervalo de 4,25% a 4,5%.

Leia Também: Ucrânia. Nestlé vai investir 40,5 milhões em nova fábrica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas