Bolsa de Hong Kong sobe mais de 3% após alívio das restrições na China

O principal índice da bolsa de valores de Hong Kong ganhou mais de 3% nas primeiras horas da sessão de hoje, após algumas cidades da China continental terem aliviado as restrições de combate ao SARS-CoV-2.

Notícia

© Lusa

Lusa
05/12/2022 07:14 ‧ 05/12/2022 por Lusa

Economia

Hong Kong

Por volta das 11h00 (03h00 em Lisboa), o índice Hang Seng estava a subir 3,31%, enquanto do outro lado da fronteira o índice composto da bolsa de Shenzhen ganhava 0,85% e o de Xangai registava um aumento de 1,35%.

No domingo, Pequim e outras cidades chinesas anunciaram que os passageiros podem embarcar em autocarros e metros sem um teste de vírus, pela primeira vez em meses.

Esta exigência tinha gerado reclamações de alguns residentes de Pequim de que, embora a cidade tenha fechado muitas estações de teste, a maioria dos locais públicos ainda exige testes de covid-19.

O abrandamento nas restrições de combate ao novo coronavírus, responsável pela covid-19, está a alimentar o "otimismo do mercado quanto a (...) uma provável aceleração do crescimento em 2023 para ativos expostos à situação na China", disse, numa nota, um analista da consultora SPI Asset Management, Stephen Innes.

A China, onde o vírus foi detetado pela primeira vez no final de 2019 na cidade central de Wuhan, é o último grande país a tentar interromper completamente a transmissão por meio de quarentenas, confinamentos e testes em massa.

A chamada política "zero-covid" tem sido considerada responsável por uma forte desaceleração do crescimento económico chinês este ano.

A China anunciou hoje mais 30.014 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas (86% dos quais assintomáticos), menos cinco mil do que no sábado.

Nos últimos dias, várias cidades fecharam inúmeros pontos de teste de ácido nucleico e reduziram a frequência com que testam a população, o que pode resultar na descoberta de menos casos positivos.

Leia Também: Bolsa de Tóquio abre a ganhar 0,1%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas