Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Emprego? Estas são as áreas mais procuradas em Portugal

Saiba também quais são as áreas com maior número de vagas.

Emprego? Estas são as áreas mais procuradas em Portugal
Notícias ao Minuto

10:48 - 22/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia Emprego

Vendas, atendimento ao cliente e gestão financeira são as áreas mais procuradas em Portugal no que ao emprego diz respeito, de acordo com o estudo Randstad Sourceright’s Global In-demand Skills Report, divulgado esta terça-feira. Ainda no nosso país, 'business intelligence', 'user Interface', cibersegurança, computação em núvem e 'big data' são as áreas com maior número de vagas.

"As áreas com maiores necessidades de capital humano, em 2023, acabam de ser reveladas pela Randstad e destacam as vendas e desenvolvimento de negócio, atendimento ao cliente e gestão financeira, no pódio nacional", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Em Portugal, "na área de vendas e desenvolvimento de negócio, a competitividade de mercado, comparativamente com outros países, é de 7%, situando-se acima da média global de 5,4%. Este parâmetro é calculado com base na percentagem de emprego que exige competências no ramo, comparado com os dados de oferta e procura. Quanto mais elevada for a percentagem, mais competitivo é o mercado".

Nas profissões de atendimento ao cliente, "a competitividade em Portugal é de 9%, situando-se na mesma posição do ranking que os Estados Unidos (10.º lugar)".

Já na área de gestão financeira, "o estudo da Randstad revela que a competitividade de mercado em Portugal é de 2%, um ponto percentual abaixo da média dos 26 países analisados".

´"Para estas três profissões, há ainda um fator-chave a ter em conta: o trabalho remoto. A possibilidade de trabalhar à distância tem um grande impacto na maior parte das ofertas de emprego. Segundo o Randstad Sourceright’s Global In-demand Skills Report, o trabalho remoto é um dos benefícios mais mencionados para algumas funções, como apoio ao cliente", pode ler-se no mesmo comunicado.   

Relativamente ao trabalho remoto, "Portugal posiciona-se no Top 3 dos países que mais oferece esta oportunidade (26%), ficando apenas atrás da Argentina (30%) e da Roménia (28%)".

Leia Também: Casais com ambos os elementos desempregados sobem para 4.562 em outubro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório