Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

(Des)igualdade salarial? ACT intensifica "intervenção inspetiva" este mês

O objetivo é promover a igualdade e combater a discriminação.

(Des)igualdade salarial? ACT intensifica "intervenção inspetiva" este mês
Notícias ao Minuto

09:55 - 15/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia igualdade salarial

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) anunciou que vai reforçar as ações de inspeção nos locais de trabalho este mês, no âmbito do Dia Nacional da Igualdade Salarial, que se assinalou a 13 de novembro. O objetivo é promover a igualdade e combater a discriminação.

Em comunicado, a ACT explica que os objetivos são combater a discriminação em função do género, promover a igualdade e não discriminação salarial, assegurar o exercício dos direitos de parentalidade e combater o assédio e outros fenómenos discriminatórios em especial nos grupos vulneráveis de trabalhadores.

"A promoção da igualdade e o combate à discriminação tem constituído, justificadamente, um dos objetivos prioritários da ACT", pode ler-se na mesma nota. 

A ACT sublinha ainda que o "princípio da igualdade entre mulheres e homens é um princípio fundamental, pilar do trabalho digno, e deve traduzir-se na igualdade no acesso ao trabalho, à formação profissional e à progressão na carreira, bem como na igualdade salarial e na proteção da parentalidade".

"Em 2021 resultaram das intervenções inspetivas da ACT em matérias de igualdade e não discriminação 538 advertências, 23 notificações para tomada de medidas e levantados autos de notícia pela verificação de 60 infrações neste domínio. Especificamente em matéria de parentalidade foram adotados 39 procedimentos inspetivos", diz ainda aquela autoridade. 

Leia Também: UP em projeto europeu sobre impacto das alterações climáticas e rinite

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório