Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Duarte Cordeiro admite rever programa dos vales de eficiência energética

O ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, admitiu, esta quinta-feira, rever o programa dos vales de eficiência energética, com pouca adesão, e disse que o valor poderá ser aumentado.

Duarte Cordeiro admite rever programa dos vales de eficiência energética
Notícias ao Minuto

18:29 - 10/11/22 por Lusa

Economia Energia

Numa audição na Assembleia da República no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2023, e na resposta a uma pergunta da deputada do Chega Rita Matias, o ministro admitiu a insatisfação em relação aos vales de eficiência energética, tendo até agora sido atribuídos 9.000, quando o programa prevê 100.000 até 2025.

O programa "Vale Eficiência" destina-se a combater a pobreza energética e reforçar a renovação dos edifícios, a nível nacional, aumentando o conforto e reduzindo a fatura da energia.

Prevê a entrega de 100.000 vales a famílias pobres até 2025, no valor de 1.300 euros, acrescido de IVA. Nesta fase deviam ter sido entregues 20 mil vales.

Duarte Cordeiro disse que é preciso alterar a forma de chegar aos beneficiários e reconheceu que a inscrição apenas online não é suficiente, por haver famílias que não têm forma de se candidatar assim.

O ministro disse que o Governo não "fecha a porta" a um aumento do apoio e que também se poderá atribuir mais do que um vale às famílias. Vai ser analisado se o montante dos vales é suficiente mas, "para já" o Governo está a trabalhar na forma de chegar aos beneficiários, podendo envolver a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

Leia Também: OE. Ministro do Ambiente sublinha objetivos estratégicos do próximo ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório