Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Precisa de ir às compras? Cabaz de alimentos essenciais já custa 210,85€

Na última semana, os douradinhos de peixe, o carapau e o peixe-espada-preto foram os produtos que registaram a maior subida de preço.

Precisa de ir às compras? Cabaz de alimentos essenciais já custa 210,85€
Notícias ao Minuto

11:05 - 04/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia compras

O cabaz de bens alimentares essenciais custa, atualmente, 210,85 euros o que significa mais 27,22 euros (ou 14,83%) do que custava a 23 de fevereiro, véspera da guerra na Ucrânia, de acordo com a monitorização semanal de preços realizada pela DECO Proteste

"Entre 26 de outubro e 2 de novembro, os douradinhos de peixe, o carapau e o peixe-espada-preto foram os produtos que registaram a maior subida de preço, com aumentos de 61 cêntimos, 54 cêntimos por quilo e 52 cêntimos por quilo, respetivamente, em apenas uma semana", pode ler-se no comunicado da DECO. 

Contudo, entre 23 de fevereiro e 2 de novembro, a carne já registou um aumento de 21,17%. Nos laticínios, a segunda categoria com maiores subidas de preços, o aumento foi de 19,08%.

As frutas e os legumes, por sua vez, viram os seus preços aumentar 15,27%; o peixe registou uma subida de 14,75%; na mercearia, o aumento chegou aos 11,84 por cento; e nos congelados foi de 5,12%.

Desde 23 de fevereiro, a DECO Proteste tem monitorizado todas as quartas-feiras, com base nos preços recolhidos no dia anterior, os preços de um cabaz de 63 produtos alimentares considerados essenciais que inclui bens como peru, frango, pescada, carapau, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo e manteiga.

"Começa-se por calcular o preço médio por produto em todas as lojas online do nosso simulador em que se encontra disponível, e depois, somando o preço médio de todos os produtos, obtém-se o custo do cabaz para um determinado dia", explica a organização. 

Leia Também: Supermercado? Estes foram os 10 preços que mais subiram na última semana

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório