Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Deputados ibéricos defendem em Braga visão de longo prazo para a água

Os deputados presentes no X Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, em Braga, defenderam hoje, nas conclusões, uma visão de longo prazo no aprofundamento da cooperação para a proteção e uso sustentável das bacias hidrográficas comuns".

Deputados ibéricos defendem em Braga visão de longo prazo para a água
Notícias ao Minuto

20:20 - 11/10/22 por Lusa

Economia Água

Desta forma, lê-se na declaração final, pretende-se garantir "mais-valias para gerações vindouras, através da conservação, divulgação e gestão dos valores ambientais e socioeconómicos dos ecossistemas dos territórios de fronteira".

O fórum decorreu nas instalações do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e na Universidade do Minho, em Braga, com reuniões de trabalho das delegações parlamentares.

Ainda sobre o tema da água, os deputados assinalaram como "fundamental avançar no armazenamento energético através de bombeamentos reversíveis, modernizando as existentes, adaptando as infraestruturas hídricas para um melhor e maior uso sustentável da água", refere o documento.

A questão da mobilidade está também no centro das preocupações dos deputados ibéricos, lendo-se na declaração final que consideram também "fundamental avançar nas conexões ferroviárias, modernizando as infraestruturas existentes e construindo algumas novas, como a linha Vigo-Porto, Salamanca Aveiro na convicção recíproca de que unir Lisboa e Madrid continua a ser uma prioridade".

As comitivas lideradas pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e pela presidente do Congresso de Deputados de Espanha, Meritxell Batet Lamaña, advogam o "aprofundamento das interligações energéticas para produção, armazenamento, transporte e consumo de energias de fonte renovável, como a energia eólica, hidráulica, solar e o hidrogénio verde, fundamentais para a prossecução do objetivo comum de descarbonização da economia, a gestão de energias renováveis, potenciando o Centro Ibérico de Investigação e Armazenamento de Energia", continua o documento.

Ainda sobre o tema da energia, os deputados ibéricos comprometem-se a defender um maior impulso ao corredor de hidrogénio transfronteiriço e impulsionar a sua inclusão como PIC, identificado no Plano REPowerEU.

"Os Deputados comprometem-se na defesa de um maior impulso em matéria de interligações energéticas, acelerando o ritmo dos trabalhos em curso para a consolidação do mercado europeu da energia, a uniformidade e harmonia legislativa e tributária entre os dois países em matéria de desenvolvimento de energia, reconhecendo que se trata de uma questão-chave para uma verdadeira integração europeia", acrescenta a declaração final.

No capítulo da relação militar defendem o desenvolvimento de uma "cooperação bilateral que contribua também para melhorar a segurança e defesa regional e favoreça a ação na Aliança Atlântica, na União Europeia, nas Nações Unidas, na Iniciativa de Defesa 5+5 ou nas coligações internacionais que ambos os países integram", lê-se ainda.

Leia Também: NATO quer mobilizar mais munições para Kyiv e salvaguardar gasodutos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório