Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

OCDE inicia procedimento para adesão da Ucrânia à organização

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) iniciou o procedimento para a adesão da Ucrânia, depois do Conselho da organização o ter designado hoje como um potencial país membro.

OCDE inicia procedimento para adesão da Ucrânia à organização
Notícias ao Minuto

17:41 - 05/10/22 por Lusa

Economia Guerra na Ucrânia

"Após um pedido do primeiro-ministro Denys Shmyhal para iniciar o processo de adesão da Ucrânia à OCDE, o Conselho decidiu reconhecer a Ucrânia como um potencial país membro", anunciou o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, em comunicado.

O responsável da organização acrescentou que o Conselho o encarregou de iniciar um diálogo com a Ucrânia antes de considerar a abertura formal de negociações com Kyiv e a preparação de um guia de adesão.

Recordou ainda que a organização e a Ucrânia colaboram desde 1991 e adiantou que, após a conclusão do diálogo inicial, o Conselho da OCDE decidirá a abertura de discussões formais.

"A OCDE continua comprometida com a Ucrânia e o seu povo. Apoiamos os esforços de reconstrução e a recuperação para o rápido regresso da paz e estabilidade em todo o território soberano", concluiu.

Leia Também: Inflação homóloga na OCDE sobe para 10,3% em agosto

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório