Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Taxa de inflação atingiu 8,2% na região Norte no 2.º trimestre de 2022

A taxa de inflação do Norte atingiu os 8,2% no segundo trimestre de 2022, aumentando 3,6% relativamente ao trimestre anterior, adianta hoje um boletim divulgado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte).

Taxa de inflação atingiu 8,2% na região Norte no 2.º trimestre de 2022
Notícias ao Minuto

10:00 - 29/09/22 por Lusa

Economia Inflação

De acordo com o documento divulgado hoje pela CCDR-Norte, a subida dos preços foi observada na generalidade das categorias de bens e serviços, mas foram os produtos energéticos que registaram o crescimento mais acentuado fruto da guerra na Ucrânia.

"No Norte, o aumento foi de 29% no segundo trimestre de 2022 em comparação com o período homologo do ano transato", refere o boletim Norte Conjuntura.

A par dos produtos energéticos, no período em análise, a classe dos transportes aumentou 13,6%, a classe da habitação, água e eletricidade, gás e outros combustíveis (13,4%), a classe dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (12,6%) e a classe dos restaurantes e hotéis (11,1%).

Contrariamente a esta tendência, a classe do vestuário e calçado e classe da saúde registaram diminuições de preços em termos homólogos, ao fixarem-se em 0,6% simultaneamente.

"O crescimento da dívida acumulada da economia no Norte passou a ser maioritariamente explicado pela evolução da dívida das famílias, ao contrario do que se verificou nos trimestres anteriores, enquanto estavam vigentes as medidas introduzidas para controlar os efeitos negativos da crise pandémica, nomeadamente as moratórias de crédito", realça o documento.

Na região, a dívida das famílias (para habitação, consumo e outros fins) apresentou uma "variação homologa positiva de 5,1%" no segundo trimestre de 2022, tendo contribuído para tal, a evolução do crédito a habitação que aumentou 3,7% em termos homólogos e a evolução do crédito ao consumo que apresentou "um crescimento mais acentuado", tendo-se fixado em 10,1% face a 2021.

Já a dívida das empresas do Norte ao sistema bancário e outras instituições monetárias registou um aumento homologo de 2,8% no segundo trimestre.

Quanto aos novos créditos concedidos a empresas, foi observada uma variação homóloga positiva de 28% no período análise, destacando o documento que, "no entanto, este resultado compara com um período em que os novos empréstimos às empresas vinham a observar decréscimos sucessivos".

Por sua vez, os indicadores do incumprimento bancário mantiveram-se "sem grandes oscilações" no segundo trimestre de 2022, com o rácio de crédito vencido das empresas a aumentar "ligeiramente" para 2,2% e o das famílias a manter-se em 0,9%.

Leia Também: Criados 9.700 novos postos de trabalho a Norte no 2.º trimestre de 2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório