Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

5G: Anacom lança campanha sobre instalação de estações

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) lançou hoje uma campanha informativa sobre a instalação de estações 5G a pedido de determinadas entidades, como são os casos de hospitais, portos e aeroportos, universidades, entre outros.

5G: Anacom lança campanha sobre instalação de estações
Notícias ao Minuto

12:14 - 26/09/22 por Lusa

Economia 5G

Em comunicado, o regulador adianta que esta campanha informativa é dirigida às entidades que, no âmbito do regulamento do leilão do 5G, podem pedir a instalação de estações de base macro e 'outdoor small cells', que lhes permitam tirar partido de todas as potencialidades da tecnologia de nova geração.

"A campanha visa informar sobre as vantagens e os prazos em podem pedir essa instalação", adianta a Anacom.

O regulamento estabelece que "os operadores que adquiriram pelo menos 50 MHz na faixa dos 3,6 GHz, ou seja, a Meo - Serviços de Comunicações e Multimédia [Altice Portugal], a NOS Comunicações e a Vodafone Portugal - Comunicações Pessoais são obrigados a instalar estações de base macro ou 'outdoor small cells' sempre que lhes seja solicitado" por um conjunto de entidades.

Hospitais e centros de saúde, universidades, outros estabelecimentos de ensino superior e outras entidades do sistema científico e tecnológico nacional, portos e aeroportos, instituições militares, entidades gestoras ou promotoras de parques empresariais, de parques industriais ou de áreas de localização empresarial são as entidades que podem pedir a instalação daquelas estações.

"Esta campanha da Anacom visa, assim, informar e alertar as entidades abrangidas para a importância de endereçarem os seus pedidos aos operadores, dentro dos prazos estipulados", refere o regulador.

Estas infraestruturas "garantem, nomeadamente, uma maior conectividade 5G e uma rede otimizada para as necessidades da organização, conseguindo melhores coberturas e assegurando a possibilidade de tirar maior partido dos avanços da última geração móvel, agora e no futuro" e "possibilitam, ainda, colmatar a falta de rede móvel ou o reforço da mesma, para além das vantagens que a própria rede 5G permite: enviar maior volume de dados com maior rapidez, uma comunicação máquina-a-máquina massiva e comunicações ultra-fiáveis, com latência muito baixa", explica a Anacom.

No âmbito desta campanha, a Anacom "contactou diretamente as entidades envolvidas e publicou ainda um folheto, um vídeo e um 'podcast' sobre o tema", sendo que também é disponibilizado um serviço de atendimento (800 206 665) para esclarecer dúvidas sobre a matéria.

Leia Também: Espanha. Albares diz que populismos "acabam sempre em catástrofe"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório